background

21 de maio de 2017

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 3 - ALECRIM




EPISÓDIO 03

O episódio de hoje é dedicado ao querido Alecrim (Rosmarinus officinalis), que possui propriedades incríveis e é muito cheiroso.

Hoje encontra-se em praticamente todo o mundo, mas principalmente no sul da Espanha, França, Itália, Grécia, Portugal, nas ilhas Canárias, Açores e Madeira. Também é encontrado no norte da África, sendo mais comum no norte do Líbano, Egito e regiões da Turquia.

O alecrim sempre foi muito apreciado por suas virtudes aromáticas (erva forte da cozinha) e medicinais ( a partir da Idade Média). Emblema do amor e símbolo da saudade, o alecrim é considerado uma planta mágica contra mau-olhado.


Os gregos a denominavam “flor por excelência”, e dela se serviam para entretecer suas coroas, com as quais cobriam a cabeça por ocasião de certas festas. O alecrim era queimado nos santuários da Grécia antiga e o seu fumo era utilizado na idade média para desinfectar e também afastar maus espíritos. Nas escolas gregas eram usadas auréolas de alecrim nas cabeças das crianças para melhorar nos exames.


Na culinária é usado para dar aroma e sabor aos alimentos, sendo um ótimo aromatizador de vinagres e azeites.


No Caminho de Santiago é bem conhecida a receita de banhar os pés com o chá do “romero” para deixá-los mais fortes, resistentes e com a pele mais rústica, isto para suportar melhor as caminhadas de centenas de quilômetros.

É repelente natural de pragas caseiras, de moscas e borboletas. Colocada nos armários espanta as traças.

Fitoenergética

Função fitoenergética: acessa os registros akáshicos, libera traumas, medos e outros aspectos negativos registrados no ser, que estão "adormecidos". Gera vontade de mudar e conhecer o novo, incentiva a pessoa a ter sabedoria para viver e amar.

O Alecrim é um "costurador do Plexo solar".

Ele restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental racional, é uma das ervas que ajuda na depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais.

Rudolf Steiner, criador da antroposofia (1918), afirmava que “o Alecrim é, acima de tudo, uma planta calorífera que fortalece o centro vital e age em todo o organismo.”


É uma erva que tonifica as pessoas e os ambientes. Agindo em conjunto com arruda, “segura” as energias de inveja, mau-olhado e fofocas.

Na Idade Média eram colocados raminhos de Alecrim nas almofadas para afastar os maus espíritos.

Ajuda também muito as crianças com uma estrutura emocional passiva, as que não respondem de forma concreta às agressões da vida. Aumenta a capacidade de aprendizado. É a planta chave da falta de auto estima.


Atua nos desconfiados, nos que não acreditam em si mesmos, nos que não têm coragem de se lançar em novos projetos; é a erva da juventude eterna...É A ERVA DA CORAGEM.

O escalda pés de Alecrim tira todas as energias negativas acumuladas durante o dia.

A Vassoura de Alecrim é usada para varrer miasmas e energias mal qualificadas das paredes , móveis, e chão das casas. Para entender o que são miasmas e como eles agem vide Aqui.




Banho de alecrim

O banho de alecrim serve para desimpregnar as larvas astrais, ajuda a afastar energias ruins e mal olhado e também ajuda a melhorar a energia do corpo e da mente. 


Quando inserido no banhos a intenção é realizar o equilíbrio emocional, fazendo com que a pessoa consiga perdoar as mágoas que atrapalham o funcionamento da sua mente e automaticamente restituir as energias perdidas com o passar do tempo e o desgaste emocional. É a erva mais indicada nos casos onde existe a necessidade para tratar problemas de questões emocionais e cansaço permanente. O banho de alecrim é muito indicado nos casos de falta de auto estima e também para aumentar a capacidade de aprendizagem tanto mental quanto racional. 

Para se fazer o banho de alecrim, você irá precisar pegar alguns galinhos de alecrim e lavá-los bem. Depois disso coloque o alecrim dentro de um recipiente que pode ser uma bacia ou um balde contendo ali uma média de três litros de água quente. Também esse recipiente e deixe ali por um tempo médio de uma hora para que ocorra o processo conhecido como fusão. 


Tome o seu banho regular de higiene pessoal normalmente, lavando principalmente a cabeça e os cabelos. Depois disso, antes mesmo de se secar, pegue a fusão de água e alecrim e vá despejando lentamente do pescoço para baixo. Lembre-se de mentalizar o seu pedido enquanto despeja o chá. 

Os seus pedidos de graça devem estar relacionados a esse poder de cura do alecrim, das enfermidades da mente e do espirito. Repita por diversas vezes o seu pedido e acredite profundamente nele. 


O banho de alecrim é recomendado para ser feito no período de quinze em quinze dias, ou então, quando a pessoa sentir a necessidade de fazer ele.

Contra-indicações

A essência do Alecrim pode ser irritante para a pele.

Não deve ser administrado no período de gravidez. (Em altas doses, por via oral, é abortivo).

O uso do alecrim durante a noite pode alterar o sono.

Não se recomenda o uso para prostáticos e pessoas com diarreia.

Convém não esfregar ou massagear diretamente o óleo de alecrim nas veias varicosas.

Hipertensos e epiléticos não devem utilizar o óleo essencial de Alecrim.

Superdosagem


Seu uso em quantidades exageradas pode causar irritação gastrintestinal. Seu uso prolongado pode resultar em gastroenterites e/ou nefrites.

Propriedades Medicinais

Combate à tosse, gripe e asma.

Por ser estimulante, o alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma. As tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido a sua excelente ação expectorante.

Equilibra a pressão arterial.

A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

Auxilia o tratamento de dores reumáticas e contusões.

Uma solução natural para o reumatismo que ajuda a aliviar as dores é utilizar compressas de alecrim. Pode-se aplicar o alecrim in natura ou o óleo essencial. Também é eficaz no tratamento de entorses e contusões.

É diurético e ajuda a digestão.

O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso por ter ação diurética. O chá do Alecrim é digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado.

Auxilia a menstruação.

O chá do alecrim facilita a menstruação e alivia as cólicas menstruais.


Reduz gases intestinais.

Doses diárias do chá ou da tintura de alecrim são indicados para redução de gases intestinais, responsáveis pelo incômodo de muitas pessoas, por ter ação carminativa.

Combate o stress.

Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de estafa mental.

Tratamento de hemorroidas.

Para o tratamento via oral de hemorroidas inflamadas, o consumo da tintura do alecrim, por dez dias, pode ser eficaz.

Reduz o mau hálito.

A tintura diluída em água serve para bochechos contra o mau hálito, aftas, estomatites e gengivites.

Tratamento para o couro cabeludo.


Indicado como fortificante do couro cabeludo, como anti-caspa e também contra a queda de cabelo.



E pra finalizar, deixo aqui a canção popular do Alecrim que sempre me recordo quando penso nessa erva tão poderosa.


🎶

Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado


Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado

Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim

Alecrim, alecrim miúdo
Que nasceu no mato
Perfumando tudo

Alecrim, alecrim miúdo
Que nasceu no mato
Perfumando tudo

Foi meu amor
Quem me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim

🎶

Fonte: Livro Fitoenergética - A energia das Plantas no equilíbrio da Alma - Bruno J. Gimenes.

http://curavegetal.blogspot.com.br/2012/05/o-alecrim-e-suas-propriedades-curativas.html

http://ciclovivo.com.br/noticia/10-beneficios-do-alecrim-para-a-saude/

Colaboração: Tania Campos, Daniele Schutz, Nicole Fontana.


Bênçãos!
Namastê!


Um comentário:

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF