background

22 de janeiro de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 24 - UXI-AMARELO



EPISÓDIO 24

O episódio de hoje está sendo dedicado ao Uxi-amareloDependendo do local onde a planta é identificada, outros nomes podem fazer relação a ela. Entre os principais deles, destacam-se uxi-amarelo, axuá, cumatê, pururu, uxi, uxi-liso, uxi-ordinário, uxi-pucu, uxi-verdadeiro.

O uxi-amarelo (Endopleura uchi) é uma árvore nativa da Amazônia, podendo chegar a 30 metros de altura e até um metro de diâmetro, e considerada uma planta medicinal. 

Na medicina natural, a parte da planta vinculada aos princípios curativos é a casca.


Uma das formas mais usuais de consumir o uxi-amarelo em prol da saúde é a partir do preparo do chá. Para isso, basta separar meio litro de água filtrada e 25 gramas das cascas da planta.

No intuito de facilitar o processo de infusão é necessário que a casca esteja bem fragmentada.

O primeiro passo é colocar a água para ferver em uma panela de com tampa. Assim que estiver borbulhando, acrescente o uxi-amarelo e deixe com que ele ferva por 10 minutos.


Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe descansar por alguns minutos. Use uma peneira para remover a casca e o chá está pronto para ser ingerido.

Outra maneira de fazer o chá de uxi-amarelo: você vai precisar de um litro de água e uma colher (sopa) de casca de uxi amarelo triturada.


Depois, basta ferver a casca triturada por 5 minutos, abafar por mais 10 minutos e coar. Depois de frio, adoce com mel e pode tomar. O ideal é tomar 250 ml de chá de uxi amarelo pela manhã e 250 ml pela tarde.




Fitoenergética

Ajuda a trazer a pessoa para seu eixo, a centrar as ideias e ações; acalma as tensões do corpo, gera estado de serenidade, mantendo a consciência ativa e os instintos equilibrados. Traz efeito de aterramento, incentiva a pessoa a entrar em contato com as energias da natureza, reconhecendo Deus nas árvores, na terra, e em outros elementos. Produz uma sensação de frescor nos ombros e nas costas.

Propriedades medicinais

O uxi amarelo possui muitas propriedades medicinais, sobretudo baseado em ações anti-inflamatória, antimutagênica, antioxidante, antitumoral, antiviral, citostática, depurativa, diurética, hipotensora, imunoestimulante, regeneradora celular e vermífuga.

Entre os problemas de saúde que a utilização da planta está vinculada estão: abscessos, afecções intestinais, artrite, asma, bursite, candidíase, cáries, coágulos no cérebro, cirrose, cistos, disenteria, doenças epidêmicas, doenças ósseas e doenças urinárias.

Além disso, o uso do uxi amarelo trata febres, gastrite, gonorreia, gripes, hemorragias, herpes, hipertensão, infecção dos ossos, infecção urinária, inflamação no útero, irregularidade menstrual, leucemia, miomas, reumatismo, rinites, sinusites, sistema imunológico, úlceras gástrica, viroses e reduz a pressão sanguínea.

Para tratar casos de envelhecimento precoce; câncer de mama, pulmão, cérebro e próstata, a planta também pode ser usada para tratamentos de infertilidade feminina.

Nos casos de doenças do coração, o uxi amarelo também é indicado, sobretudo no que diz respeito a prevenção de ataques, doenças e coágulos. O diabetes também pode ter suas taxas minimizadas por meio do uso frequente.


Embora todas essas doenças possam ser tratadas a partir da utilização da planta, o que mais chama atenção em relação ao uxi amarelo é a possibilidade dela ser usada como complemento ao tratamento de Aids. Ela possui agentes que auxiliam no coquetel.

Esta planta também pode ser encontrada em cápsulas e pó, em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, que podem ser tomados diariamente, ou conforme indicação do médico.


Além disso, muito comum associar o consumo de chá do uxi amarelo com o chá de unha de gato, tomados em horários diferentes ao longo do dia, para potencializar as propriedades imunoestimulantes e anti-inflamatórias de ambas as plantas medicinais. 


Contraindicações

O Uxi-amarelo está contraindicado para mulheres grávidas ou em fase de lactação.


Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

https://www.tuasaude.com/uxi-amarelo/

https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-uxi-amarelo/

Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética).


DEMAIS EPISÓDIOS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF