background

7 de maio de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 31 - IPÊ-ROXO





EPISÓDIO 31

O episódio de hoje é sobre o Ipê-roxo, uma árvore da América do Sul, o nome científico dessa espécie é Tabebuia avellanedae, conhecida pela utilização medicinal e como madeira de lei. Seus nomes populares mais conhecidos são: piúva, pau-d'arco, piúna, ipê-roxo-de-bola, ipê-una, ipê-roxo-grande, ipê-de-minas, piúna-roxa.



Como fazer o chá de Ipê Roxo?

Ao contrário da maioria dos chás, aqui você deverá utilizar a casca da árvore e não as folhas dela. Isso você pode encontrar em feiras a céu aberto ou lojas de produtos naturais.


Coloque 1 litro de água no fogo para esquentar e adicione 2 colheres de sopa da casca do Ipê Roxo. Deixe lá por 10 minutos após levantar fervura. Depois, basta desligar e deixar, por mais 10 minutos, a mistura descansando e tampada. Agora basta coar e tomar cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia.




Fitoenergética

Tem polaridade Yang e atua nos chakras 1 a 7.

Gera sono, ajuda a desacelerar a mente, aumenta a conexão e absorção de energia vital pelo corpo. Tem efeitos anti-estresse, anti-insônia e calmante contra o nervosismo e a hiperatividade. É poderoso relaxante indutor do sono, ajuda a conectar com esferas superiores. Para pessoas “calorentas” , gera uma sensação de resfriamento muito agradável no corpo.


Propriedades medicinais

O chá da casca do ipê-roxo é um dos medicamentos usados na medicina popular brasileira por sua capacidade de extinguir tumores sólidos. Pensa-se que sua ação tenha a ver com a alteração da capacidade de reparação do DNA das células cancerígenas, levando-as à apoptose (morte programada).

Ajuda na perda de peso; reduz as chances de hipertensão arterial; previne o câncer. Além disso, ele também pode trazer benefícios nos casos náuseas, dores musculares, doenças infecciosas e outras.

Benefícios do Chá de Ipê Roxo Para Saúde:

Adstringente;
Analgésico;
Antiblenorrágica;
Antimicrobiana;
Anti-inflamatória;
Anti-infecciosa;
Antitumoral;
Antinevrálgica;
Anti-sifilítica;
Antibactericida;
Antifungo;
Depurativo.


Contraindicações

É preciso ter em mente que ainda não há muitas pesquisas a respeito do Ipê-roxo e, por isso, o seu consumo deve ser restrito a certos grupos como gestantes, lactantes, e crianças.

Fique atento também à quantidade de chá que consome por dia, não ultrapassando a medida de 3 xícaras. O excesso dele pode causar sinais e sintomas indesejáveis como vômitos, diarreia, efeito anticoagulante e outros.


Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

https://www.dietaeboasaude.com.br/ipe-roxo-beneficios-como-fazer-o-cha/

https://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-cha-de-ipe-roxo-para-saude/

https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/4523-ipe-roxo-cura-cancer-beneficios

Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética)  curaverde.fitoenergetica@gmail.com

DEMAIS EPISÓDIOS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF