background

14 de maio de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 32 - TOMILHO



EPISÓDIO 32

O episódio de hoje é sobre o Tomilho, uma planta muito poderosa, cheia de encantos e com um aroma delicioso, seu nome científico é Thymus vulgaris, é originário da Pérsia e do Egito e foi introduzido na região mediterrânea pelos monges beneditinos, seu nome deriva do grego thymus, que significa "coragem" ou "fumigar, limpar". Suas poderosas propriedades anti-sépticas e de preservação eram conhecidas dos egípcios que o usavam para embalsamar num preparado com outras ervas.



Para os gregos o tomilho constituía um símbolo de graça e elegância, Na Roma antiga, era usado como símbolo de valor e os soldados se banhavam com tomilho para adquirir coragem. Na Idade Média, as damas européias bordavam ramos de tomilho que ofereciam aos seus cavaleiros andantes.

É um subarbusto perene, pode atingir de 8 a 45 cm de altura. As flores vão do branco ao lilás, e algumas espécies possuem odor característico de cítricos, como o T.serpyllum e T.citrodorus (Tomilho limão). Plantar em colinas áridas e ensolaradas, não suporta frio, solo semi-arenoso, de preferência à partir de divisão de touceiras. Pode também ser semeado.


Tomilho em flor, tom lilás.

Tomilho em flor, tom branco.
Como fazer o chá

Deve-se ter bastante cuidado com a quantidade de tomilho e de água utilizados para fazer a infusão, pois não é recomendado que ele fique muito concentrado. Então preste bem atenção:

Para fazer uma xícara de chá – Coloque duas colheres de café de tomilho seco numa caneca e cubra com 200ml de água previamente fervida. Deixe o chá em repouso em média cinco (5) minutos e beba, se preferir, adoçar com mel.

Para fazer um litro de chá – Em um recipiente coloque um ramo pequeno da erva seca. Despeje um litro de água fervida por cima e deixe o chá descansar por no mínimo dez minutos antes de beber. Se preferir, adoçar com mel.


Fitoenergética

Atua principalmente no 5º chakra e tem polaridade Yang.

Ativa a glândula tireoide, permite sentir o gosto apurado dos alimentos. Ajuda a formalizar as coisas e organizar de forma lógica para que todos possam entender os seus objetivos e metas. Melhora a comunicação em trabalhos de equipe e aumenta o entendimento entre as partes.

>>> O Tomilho também é conhecido por ter uma vibração que atrai fadas e outros seres da Natureza. <<<


Tarot da Fitoenergética

CHÁ E SUA FUNÇÃO FITOENERGÉTICA:

É a função do chá relacionada ao poder oculto, ou à energia sutil da planta que atua na alma humana, no campo dos pensamentos, sentimentos, emoções e até no campo espiritual.


Para usar a Fitoenergética, você também precisa saber combinar as plantas de acordo com as suas faixas de frequência e montar um composto com a polaridade correta. Contudo, uma simples oração no momento do preparo já será suficiente para que a fitoenergia seja ativada.


Propriedades medicinais

Quem sofre de depressão deve consumir o chá de tomilho, assim como quem sofre com muito estresse e ansiedade, pois são encontradas no chá substâncias que atuam acalmando o sistema nervoso.


O chá também funciona como antioxidante, evitando o envelhecimento precoce das células do corpo, como antisséptico e desinfetante, protegendo o corpo de bactérias quando usado externamente, como antipirético (reduz a febre) e como uma rica fonte de ferro, sendo por isso indicado para pessoas com anemia.

Auxilia o sistema nervoso; alivia diarréia; é contra o envelhecimento precoce, cólicas intestinais, má digestão; combate o Alzheimer; melhora a circulação sanguínea; combate câncer de pulmão; combate infecções e inflamações; combate a bronquite; alivia o estresse; melhora a visão; reduz a coagulação do sangue; mantém a mente saudável, e aumenta a longevidade.



O óleo essencial de Tomilho é poderoso, considerado o óleo essencial da coragem, mais informações podem ser encontradas neste link e neste também.


Contraindicações

Mulheres grávidas e lactantes devem evitar o consumo, pessoas com insuficiência cardíaca, gastrite, úlceras e problemas semelhantes no estômago devem usar com parcimônia numa concentração menor. Tenha cautela ao utilizar o óleo essencial de tomilho: é irritante para algumas pessoas, assim como hipertensivo.  Por isso, deve ser evitado durante a gravidez e nas pessoas com pressão arterial elevada. Ele também pode causar reações alérgicas em alguns casos.


Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

http://www.cotianet.com.br/eco/herb/tomilh.html

https://www.chabeneficios.com.br/cha-da-planta-tomilho/

https://www.naturalcura.com.br/beneficios-do-cha-de-tomilho/

http://terra-flor.com/blog/o-oleo-essencial-da-coragem/?post=187


Colaboração: Tânia Campos, e Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética)  curaverde.fitoenergetica@gmail.com


DEMAIS EPISÓDIOS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF