background

28 de maio de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 34 - DENTE-DE-LEÃO



EPISÓDIO 34

O episódio de hoje é sobre o Dente-de leãotípico dos climas temperados, que espontaneamente cresce praticamente em todo o lugar: na beira de estrada, à beira de campos de cultivo, prados, planícies, colinas e montanhas de altitude de aproximadamente até 2000 metros. Reproduz-se de uma forma tão rápida que invadem terras cultivadas, de modo que, especialmente no passado, o dente-de-leão era considerada uma erva daninha a ser erradicada.

Dada a sua espontaneidade e onipresença, esta planta seria de pouco valor, no entanto, ela tem muitas propriedades medicinais e tantos significados simbólicos, evocativos e variados. Ao dente-de-leão foram atribuídos poderes mágicos que inspirou mais de uma lenda.



O nome científico do gênero é Taraxacum sendo a sua espécie mais disseminada a Taraxacum officinale. Mas seus nomes populares muitas vezes evocam sua particularidade. Além do nome comum dente-de-leão, no nordeste é conhecida por "esperança”. Na Itália vem a ser popularmente chamada por soffione (grande sopro) pelo fato de ter, depois de sua inflorescência, suas sementes recolhidas naquela bola que se parece com um pompom, pronta para voar e dispersar-se ao primeiro sopro de vento.

Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, deve ter assoprado um fruto do dente-de-leão, talvez na esperança de ter o que se deseja.


Esta planta floresce a cada primavera produzindo algumas belíssimas flores amarelas, muito apreciadas por abelhas que sugam o néctar do qual se faz o mel de dente-de-leão.



Diz-se que esta planta simboliza a força, a esperança e a confiança.

O dente-de-leão também está relacionado à ideia do desprendimento e da viagem. As sementes desta planta parecem representar perfeitamente as fases, os ciclos de vida que cada um de nós tem que cumprir.

Inicialmente, as sementes ligadas ao apêndice delicado, não parecem dispostas a se destacarem. Mas, lentamente, são levadas pelo vento com “receio” em um primeiro momento, mas cada vez mais decididas a embarcarem em uma nova jornada e experimentar novas aventuras.

Superado o medo ou o receio inicial, elas se deixam levar pelo fluxo da vida, curiosas sobre novas descobertas, e prontas para criarem uma nova vida.


Este caminho é uma metáfora perfeita para a vida de cada um de nós: para voar e aproveitar todas as oportunidades da vida, é preciso se desprender da própria origem, enfrentar o novo e o desconhecido.



Um outro significado ainda é a representação do dente-de-leão como símbolo da infância e da inocência.


E são especialmente as crianças, de fato, que se deliciam em soprar e dispersar as sementes do fruto seco desta planta. Uma imagem que representa a infância em seu sonho de um futuro melhor para todos. Típica da alegria infantil, inocente e despreocupada, que precisamos recuperar e redescobrir na vida adulta.


Fitoenergética

Tem polaridade Yin e atua principalmente nos três primeiros chakras.

Estimula a pessoa a agarrar as oportunidades da vida, contentar-se com as coisas que tem e com quem é, ser feliz naturalmente, saber valorizar tudo e todos; eleva a autoestima; expande a humildade e o sentimento de gratidão; favorece o viver de forma simples, sem complicações e de forma objetiva.

Tarot da Fitoenergética

Como se pode utilizar a planta dente-de-leão?

Esta planta tem utilidade para todas as suas partes, desde as raízes, as folhas e as flores!

Na Culinária:

As folhas podem ser usadas cruas em saladas, cortadas em pedaços pequenos, prefira as folhas jovens, colhidas logo que comecem a crescer, para que não tenham gosto amargo (o óleo usado pode diluir o sabor amargo das mais desenvolvidas);


Em sumos (inicie com uma quantidade pequena) ou cozidas como se fossem espinafres, refogadas com cebolas e temperos, etc. Melhor se forem comidas cruas, porque mantém assim todos os nutrientes. Passe a adicionar dente-de-leão diariamente aos seus preparados culinários e repare nas mudanças positivas no seu nível de energia, vitalidade e bem-estar!

Já da raiz, faz-se óleo de massagem, para tratar reumatismo e também artrite.


COMO FAZER O CHÁ ?




Usar 2 colheres (sopa) de dente-de-leão (folhas e flores, ou somente as flores devido ao amargo das folhas) desidratado ou in natura, e cozinhe em 1 litro de água até ferver. Quando ferver, desligue o fogo e abafe por 10 minutos. Depois disso basta coar o chá e tomar. O recomendado é até 3 xícaras ao dia e sem açúcar.


Propriedades medicinais

Entre suas propriedades medicinais, lembramos as principais:

* drenante;
* purificador (tratamento de verrugas e dermatites);
* desintoxicante da vesícula biliar, do fígado e do sangue;
* diurético;
* favorece a produção da bile;
* favorece a expulsão de bile e o correto funcionamento do fígado;
* aperitivo e digestivo;
* tônico e estimulante;

* antioxidante.

Auxilia a saúde hepática e renal; evita picos de açúcar noturnos; combate inflamações; combate a prisão de ventre; fortalece o sistema imunológico durante o sono.

Contraindicações

Restrições quanto à Fitoterapia: contraindicado em náuseas, vômitos, diarreias crônicas, esofagites ou em obstrução de duto biliar. Pode causar reações alérgicas.

Não é recomendável para grávidas, pessoas com problemas na vesícula biliar ou para quem tem tendência a sofrer com cálculos renais.


Não hesite em consultar seu médico diante de qualquer dúvida.


Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

https://www.greenme.com.br/viver/arte-e-cultura/5288-lenda-do-dente-de-leao-e-seus-significados

https://www.remedio-caseiro.com/conheca-as-propriedades-do-cha-de-dente-de-leao/

https://melhorcomsaude.com.br/razoes-tomar-cha-dente-de-leao/


Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética)  curaverde.fitoenergetica@gmail.com


DEMAIS EPISÓDIOS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF