background

11 de junho de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 35 - TÍLIA



EPISÓDIO 35

O episódio de hoje é sobre a TíliaNativa da Europa mas cultivada em todo o mundo, a Tília (Tilia cordataé uma árvore de grande porte e grande valor ornamental, podendo atingir entre 20 a 40 metros de altura dependendo da espécie. Pertencendo à família das Tiliáceas, possui bonitas flores brancas, cremes ou amareladas em forma de coração, medindo cerca de 10 cm, que exalam um aroma suave e agradável, muito atrativo para as abelhas. As suas copas frondosas podem atingir os 50 metros de perímetro e o seu tronco pode alcançar 1,30 metros de diâmetro. Os frutos são arredondados e de casca acinzentada.

Símbolo da amizade e da fidelidade, é considerada uma árvore sagrada pelas antigas civilizações, que lhe reconheciam qualidades protetoras (afastava o relâmpago e curava quem a tocasse), bem como pela sua longevidade e perfume.

Na antiga Grécia e entre os povos eslavos era a residência da deusa do amor, e na Irlanda diz-se que aquele que adormecer debaixo de uma árvore destas será transportado para a terra das fadas. 

Frequentemente plantada em locais de peregrinação ou junto às igrejas, e também em jardins e alamedas.



Conhecem-se para cima de 30 variedades algumas delas híbridas, mas as propriedades e partes utilizadas são as mesmas em todas as espécies. As flores e brácteas devem ser colhidas mal comece a floração e secas a baixa temperatura, sendo amplamente usadas em infusões calmantes.


Fitoenergética

Atua principalmente no 7º chakra e tem polaridade Yin.

Elimina tonturas, vertigens, labirintite. Ajuda a saber que rumo tomar em sua vida espiritual, ter uma orientação espiritual a seguir.

Tarot Fitoenergética

Como fazer o chá de tília?

Adicione 2 colheres de sopa da erva picada para cada litro de água e leve a mistura ao fogo. Desligue-o quando a água começar a ferver e deixe a mistura abafada em repouso por um tempo de apenas 10 minutos. Coe bem antes de beber e adoce com mel se preferir. É indicado o consumo de 2 a 3 xícaras ao dia.




Propriedades medicinais

A flor de tília é indicada para relaxar a musculatura do aparelho digestivo, o chá é indicado em casos de problemas gastrointestinais como desconfortos, inflamações e problemas da vesícula biliar. A tília é indicada ainda para tratamento de dores de cabeça e quadros leves à médios de depressão graças as suas propriedades calmantes e relaxantes, podendo atuar como revigorante em casos de cansaço físico ou mental. Para quem está com problemas de transpiração o consumo do chá de tília pode ser uma boa indicação. A febre também pode recuar diante do uso do chá.

Tradicionalmente na França, o chá das cinco para as crianças era de tília, tomado à sombra da própria árvore, para que assim o efeito fosse ainda mais eficaz. 

É ainda útil no alívio de dores de cabeça e insônias. Combate a arteriosclerose, a tosse, a bronquite, digestões difíceis e cólicas gastrointestinais. A casca emprega-se nas infecções hepático-biliares e no combate à celulite.

- Adstringente;
- Antiespasmódica;
- Antidepressiva;
- Calmante;
- Analgésica;
- Expectorante;
- Revigorante;
- Febrífugo; 
- Diaforético.


Contraindicações

O consumo da tília é contraindicado para mulheres gestantes ou em período de amamentação, ou por usuários de medicação para tratamento de problemas crônicos. A qualquer reação alérgica seu consumo deve ser suspenso imediatamente. É importante lembrar que qualquer tratamento fitoterápico deve ser acompanhado por um especialista capacitado.



Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

http://obaudahistoria.blogspot.com/2010/11/tilia-i.html

https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-tilia-conheca-seus-beneficios-para-saude/


Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética)  curaverde.fitoenergetica@gmail.com


DEMAIS EPISÓDIOS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF