background

17 de junho de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 36 - POEJO



EPISÓDIO 36

O episódio de hoje é sobre o querido Poejo, seu nome científico é Mentha pulegium, também conhecido como poejo das hortas, hortelã dos pulmões, menta silvestre, menta selvagem, e erva de São Lourenço, é uma erva aromática oriunda da Europa Central e Mediterrânea, existindo hoje um pouco por todo o mundo. Aparece frequentemente no estado selvagem. Cresce em média até 50 cm de altura e desenvolve flores rosa, roxas ou azuis. Usado na culinária, o seu aroma é picante e foi muito usado na Roma antiga e na Idade média como planta medicinal para tratar resfriados e problemas menstruais e também como repelente de insetos, principalmente pulgas, basta esfregar suas folhas no corpo.

Alguns povos da Antiguidade usavam o poejo para confeccionar coroas empregadas em cerimônias religiosas.

Tempera saladas de frutas e verduras, aromatiza sucos e drinques. Chás refrescantes de verão e também usado em alguns molhos. Outros usos: aplicado sobre picadas de insetos ajuda a aliviar a dor; bom repelente para traças. Uma cama de poejo na casa dos animais ajuda a afastar as pulgas. Ótimo repelente de insetos. Perfuma sachês e 'potpourris'.


Fitoenergética

Atua principalmente no 4º chakra e tem polaridade Yin.

Ajuda a conseguir fazer as coisas até o fim sem desistir, não acumular sentimentos negativos, não se abalar com o egoísmo e maldade alheia. Proporciona imunidade energética dos rins, estimula o saber se desculpar, saber se redimir, saber reconhecer o próprio erro e amar a vida. Reduz o autoritarismo, o orgulho e a arrogância. 

Uso mágico: Usado dentro dos sapatos durante viagens, evita enjoos de ar e mar. Erva de paz, e quando plantado perto da casa ajuda a acabar com as brigas. Traz saúde e alegria para as famílias. Boa para proteção.


Como fazer o chá ?

Infusão: 5 gramas da erva em 100 ml de água fervente por 10 minutos, desligue o fogo,  abafe por 5 minutos e coe. Se preferir adoce com mel. Tomar 2 vezes ao dia por no máximo 3 dias.

Ou 20 g de poejo fresco em 1 litro de água, ou 4 a 5 g por xícara de chá, ou ainda 1 a 2 g da planta seca por xícara de chá, tomar 1 a 2 xícaras por dia.

Se preferir também pode usar o poejo para um delicioso banho estimulante. Ferva 100 g das folhas em aproximadamente 2 litros de água por 10 minutos. Coe, ative a fitoenergética com uma oração/prece de sua preferência e está pronto. Acrescente à água da banheira ou despeje o preparado desde o alto da cabeça.


Propriedades medicinais

As propriedades medicinais do poejo já se conhecem desde há milênios. Dioscórides, o grande médico e botânico grego do século I DC , dizia que tinha “força de aquecer, emagrecer e de digerir”, ou seja, encheu demasiadamente o estômago, pede uma xícara de poejo para ajudar a fazer a digestão.

O chá de poejo é muito indicado devido a sua ação como expectorante, ajudando no tratamento de gripes, resfriados, tosse crônica, asma, além de ser eficaz também no tratamento de diarreia, enjoo, acidez e ardor no estômago.

Entre suas propriedades, citamos sua ação como carminativa, digestiva, vermífuga, expectorante, antisséptica, antiespasmódica e emenagoga. Com compressas, a planta é eficaz no alívio de dores reumáticas, além de agir como um repelente natural contra insetos como moscas, pernilongos e pulgas. O consumo do chá, por sua vez, é eficaz no alívio de dores menstruais, na redução da ansiedade, diminuição da formação dos gases e no tratamento da insônia.

É bom contra dores de barriga, contra gases, auxilia na ausência de menstruação e em dores histéricas. Em forma de chá atua como expectorante nas bronquites.

A bebida natural possui uma ação que estimula a produção do suor, sendo um excelente remédio caseiro para contribuir com a diminuição da febre.

Afcções bucais (feridas, sapinhos, aftas): Coloque 1 colher de sopa de folhas picadas em 1 xícara de chá de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo e abafe por 15 minutos. Coe e adicione 1 colher de chá de bicarbornato de sódio. Faça bochechos, não engolir devido ao bicarbonato de sódio, ideal de 2 a 3 vezes ao dia.


Outra forma de consumir a planta, é fazendo sachês perfumados para colocar em armários e ambientes da casa. Em pequenos pedaços de pano fino, coloque algumas folhas secas e amarre, pois isso ajuda a deixar um cheiro agradável, além de afastar insetos e eliminar o mofo.



Contraindicações

O consumo do chá é contraindicado para gestantes, principalmente nos primeiros meses. Além disso, a planta possui uma substância considerada tóxica quando consumida em altas quantidades, a pulegona.  Como as demais mentas, o poejo não deve ser consumido em grandes quantidades, devido a pulegona contida na planta. Não deve ser tomado por mais de 5 dias consecutivos.  Crianças com menos de dois anos também devem evitar o consumo da bebida.


Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

https://nplantas.com/poejo-origem-botanica/

http://www.cotianet.com.br/eco/herb/poejo.html

https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/poejo

https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-poejo-beneficios-e-propriedades/

https://www.remedio-caseiro.com/cha-de-poejo-beneficios-e-propriedades/


Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética)  curaverde.fitoenergetica@gmail.com

DEMAIS EPISÓDIOS AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF