background

24 de julho de 2018

PLANTAS REPELENTES



Podemos cultivar plantas aromáticas que repelem naturalmente alguns insetos. Dentre elas podemos citar cinco espécies: a citronela, hortelã, manjericão, alecrim e lavanda que além de conter óleos essenciais repelentes também deixam nossas casas mais charmosas.

Em geral as plantas aromáticas e repelentes apreciam sol pleno, regas regulares e terra rica em matéria orgânica. A não ser a lavanda e alecrim que se desenvolvem bem também em terras mais arenosas. Para melhor efeito é interessante ter mais de um exemplar da planta, de preferencia para ser mais eficaz , devemos criar um conjunto ou maciço destas plantas.

Exemplos de plantas e para que são repelentes:

Alecrim: carrapatos, mosquitos, pulgas
Citronela: borrachudos e pernilongos.
Cravo-da-índia: moscas, formigas, traças.
Eucalipto: formigas, moscas e mosquitos.
Extrato de baunilha: moscas e mosquitos.
Hamamélis: Esta erva serve como solvente, substituindo o álcool na composição dos repelentes. Pode ser encontrada em jardins de verão ou em lojas de produtos orgânicos.
Hortelã: carrapatos, formigas, moscas, mosquitos, percevejos.
Lavanda: mosquitos.
Laranja ou limão: moscas.
Manjericão: moscas e mosquitos.
Poejo: formigas, moscas, mosquitos, pulgas e traças.
Sálvia: moscas, mosquitos, abelhas, besouros e mariposas.
Tomilho: pulgas e percevejos.


RECEITAS DE REPELENTES

Repelente natural à base de citronela

Para produzir o repelente natural, será necessário:

– 200 gramas de citronela

– 1 litro de álcool 70%

– Um vasilhame escuro

Como preparar:

Pegue as folhas de citronela e misture com ½ litro de álcool 70% em um vasilhame escuro e mantenha tampado por 8 dias em local seco e sem iluminação. Deve-se agitar todos os dias, duas vezes ao dia. Depois disso, coar as folhas e adicionar mais ½ litro de álcool.

Outra forma simples também, que pode ser utilizada para ambientes, é cortando suas folhas e expondo ao ar livre, isso já é suficiente para que a planta solte seu odor.

Se você tiver um difusor de água, deixe-o em ambientes de até 16 m² e pingue três gotas de óleo essencial de citronela na água a cada cinco horas. Isso também ajudará a manter os pernilongos afastados.

Uma outra opção é fazer velas caseiras de citronela e deixá-las acesas nos cômodos: além de ser uma alternativa ecologicamente correta, a sua casa estará protegida e com um aroma agradável, semelhante ao aroma do eucalipto.


Repelente natural à base de ervas secas ou frescas

Se você preferir, para produzir um repelente natural, você também pode utilizar a erva in natura. Para isso, você vai precisar de:

– Água natural fervida;

– Folhas de hamamélis ou álcool;

– Ervas a sua escolha: hortelã pimenta, hortelã, citronela, alfazema.

É recomendável utilizar pelo menos uma espécie de hortelã para dar maior eficiência ao repelente.

Como preparar:

Utilize um copo de água fervida (aproximadamente 200mL) e acrescente de 3 a 4 colheres de sopa da erva. Mexa bem, cubra e deixe esfriar (cobrir é importante para manter os óleos voláteis dentro). Depois de resfriado, coe as ervas e misture a solução com uma xícara de hamamélis ou álcool. Por último, armazene em um frasco de spray e mantenha a solução na geladeira.


Repelente caseiro para borrifar no corpo

Para esta receita, utilize 500 ml de álcool; 2 colheres de sopa de cravo da índia e 100 ml de óleo de amêndoas doce.

Coloque o álcool numa garrafa de vidro de 1 litro e adicione os cravos. Deixe o cravo no álcool por 4 a 8 dias, agitando algumas vezes durante o dia – quanto mais agitado e infuso, mais concentrado fica. Dessa forma, o álcool extrai o óleo essencial do cravo. Depois do tempo determinado, acrescente o óleo de amêndoas e coe tudo.

Ponha em frascos com tampa borrifadora e aplique em determinadas regiões do corpo, as mais expostas. A reaplicação deverá ser realizada de 6 em 6 horas.


Repelente natural de Limão ou Laranja

Você vai precisar somente de:

– Uma unidade de Limão ou Laranja

– De 15 a 20 cravos da índia

Como preparar:

Selecione uma das frutas e parta ao meio. Em seguida, espete os cravos da índia na superfície da fruta cortada. Isso será o suficiente para que o odor dos cravos se espalhe pelo ambiente afastando os insetos.


Além do uso de plantas repelentes é importante alguns cuidados para evitar os mosquitos, como: não deixar água nos pratos dos vasos, não deixar recipientes sem tampa com água e colocar areia nos pratos dos vasos.



Autora: Lucia Borges - Lucia Borges Dias, apresentadora do Canal Vida no Jardim é paisagista atuante na área desde 1992. Graduada em Decoração de Interiores, pós-graduada em Paisagismo, é também professora de paisagismo em curso técnico, superior e pós-graduação.


Um comentário:

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF