background

16 de julho de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 38 - VALERIANA



EPISÓDIO 38

O episódio de hoje é sobre a Valeriana, seu nome científico é Valeriana officinalistambém conhecida pelos nomes de erva dos gatos, valeriana-das-botica e valeriana selvagem. É uma planta perene, com flores brancas e rosadas e aroma adocicado, nativa das zonas temperadas da Europa e da Ásia.

Há muitos séculos a raiz da valeriana é usada pela medicina popular em casos de tensão nervosa, hiperatividade ou incapacidade de relaxar.


Encontrada à venda em sua forma natural em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e feiras livres, a erva ainda pode ser adquirida no formato de cápsulas, comprimidos e tintura (que são extratos concentrados de ervas, feitos com ervas picadas e álcool, que servem para conservar os compostos essenciais das plantas), em forma de gotas.

Os Druidas a consideram como uma das ervas mágicas, usada em feitiços de amor, especialmente para a reconciliação de casais com problemas. Usada em almofadas para um descanso profundo. Embora a raiz da erva tenha um odor forte e pungente, alguns gatos gostam do cheiro mais do que da gataria (é uma outra erva que os gatos gostam muito, também conhecida como Nêveda-dos-gatos).



Fitoenergética

Atua principalmente no 3º chakra e tem polaridade Yin.

Neutraliza os sentimentos negativos; ajuda a aprender a ver as coisas boas existentes por trás das crises, ter personalidade para enfrentar os maus momentos, mantendo-se de bom humor, e eliminar o estado de "vítima" da situação. Faz a pessoa se desligar de qualquer tipo de desequilíbrio que possa ter sido contraída por carência.


Por ser uma planta de caráter mais sério, para o modo de uso dessa erva recomendo conversar com um fitoterapeuta ou um(a) terapeuta de fitoenergia, já que as doses devem ser adequadas a cada indivíduo conforme a sua sensibilidade e objetivo.

Propriedades medicinais

Na fitoterapia é uma das primeiras plantas em que se pensa para acalmar pessoas ansiosas ou em ataques de pânico. É indicada em casos de neurastenia e crises nervosas de origem emocional. Pode ser usada como ansiolítico, anti-convulsionante na epilepsia e em casos de insônia. Também é bem aceite como analgésico, sedativo e antiespasmódico.

Mas, a valeriana tem uma série de contraindicações e também, pode agir como “estimulante” em algumas pessoas.

Indicada para tratar hipertireoidismo; melhorar a memória; controle da ansiedade e estresse, regulando a pressão arterial; alívio de cólicas menstruais; ajuda no tratamento de TOC (Transtorno Obssessivo Compulsivo); tratamento de histeria; tratamento de menopausa; previne câimbras; dentre outros benefícios.


Contraindicações

Por mais que a valeriana seja um medicamento 100% natural, ela apresenta algumas contraindicações que são:

Não deve ser consumida por pessoas alérgicas ao extrato desta planta;
Não deve ser consumida por gestantes;
É contraindicada para crianças menores de 3 anos;
Em hipótese alguma deverá ser ingerida concomitantemente ao consumo de álcool.

O uso contínuo pode induzir uma situação conhecida como "valerianismo", um estado emocional instável.

Observamos aqui que, qualquer planta não deve ser usada por tempos longos, de forma ininterrupta. Sempre tenha em conta a sua sensibilidade específica, então experimente começando pelas doses mais leves recomendadas.


Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

http://druidiza.blogspot.com/2009/11/ervas-magicas-dos-druidas.html?m=1

https://www.naturalcura.com.br/beneficios-do-cha-de-valeriana/

https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/3401-valeriana-usos-efeitos-contra-indicacoes


Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética)  curaverde.fitoenergetica@gmail.com

DEMAIS EPISÓDIOS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF