background

3 de setembro de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 41 - BARBATIMÃO



EPISÓDIO 41

O episódio de hoje é sobre o Barbatimão, é uma planta medicinal, também conhecida como Barbatimão-verdadeiro, barba-de-timan, casca-da-mocidade ou ubatima. São conhecidas 26 espécies desta planta, sendo que todas elas são oriundas do Brasil. Seu nome científico é Stryphnodendron barbatimam Mart., mas a usada na Fitoenergética é Stryphnodendron adstringens.



Fitoenergética

Atua em todos os Chacras e tem Polaridade Yin. 

Elimina o sentimento de rejeição e de ser inoportuno, elimina a baixa autoestima e carência, a dependência afetiva; elimina miasmas do corpo físico; reeduca a alimentação; auxilia para a conclusão das coisas sem desistir no meio.


Casca de Barbatimão
Como usar

Os Barbatimão pode ser usado para aplicar diretamente na pele ou pode ser usado para preparar chá, usando as folhas e a casca do caule da planta. O chá de Barbatimão pode ser preparado do seguinte modo:

- Considere a medida de 2 colheres de sopa (20 gramas) da casca do barbatimão para cada litro de água filtrada;
- Limpe e seque as cascas previamente;
- Cozinhe a planta em fogo brando durante, aproximadamente 10 minutos;
- Retire o recipiente do fogo e deixe a mistura repousar por 5 minutos;
- Coe e beba o chá de barbatimão na temperatura que achar agradável.


Este chá deve ser bebido ao longo do dia, 3 a 4 vezes por dia. 
Também pode ser utilizado em banhos de assento para tratar doenças das partes íntimas.


Propriedades medicinais

As propriedades do Barbatimão incluem uma ação cicatrizante sobre a pele e mucosas, anti-inflamatória, antimicrobiana, antibacteriana, antioxidante, analgésica, anti-hipertensivo, antiparasitária, tônica, desinfetante, antidiabética, diurética e coagulante.

Além disso, o Barbatimão também tem uma ação que para hemorragias, que diminui a sensação da dor, que reduz o inchaço e os hematomas na pele e que ajuda a eliminar toxinas do organismo.

O chá pode ser usado como anti-inflamatório, possuindo enzimas que atuam no combate às infecções. Nas doenças bucais, trata as aftas, gengivite, dor de garganta proveniente de inflamações e estomatite.

Auxilia na recomposição da flora intestinal, nos casos de diarreias causadas por vírus ou por intoxicação alimentar. Alivia os sintomas de cólica intestinal e protege o estômago, nos casos de úlcera, gastrite e refluxo.

Esta planta também é muito utilizada para a saúde da mulher, sendo útil para combater inflamações do útero e ovários, combater hemorragias, gonorreia, além de reduzir o corrimento vaginal.


Contraindicações

O Barbatimão está contraindicado para mulheres grávidas e para mulheres amamentando. Além disso, também está contraindicado para pacientes com problemas graves no estômago, como úlceras ou câncer no estômago.

> O uso das sementes e vagens, não é recomendado por conter substâncias tóxicas. <

O uso contínuo do chá deve ser evitado para não provocar irritações gástricas e intoxicações. Embora utilizado algumas vezes para tratamento de acnes, vale lembrar que a substância, pode causar irritação da pele do rosto em algumas pessoas. A digestão do chá é contraindicado em crianças.



Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

https://www.tuasaude.com/barbatimao/

https://www.remedio-caseiro.com/barbatimao-para-que-serve/

https://tudoela.com/beneficios-do-barbatimao/

Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética)  curaverde.fitoenergetica@gmail.com

DEMAIS EPISÓDIOS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF