background

24 de setembro de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 43 - CONFREI




EPISÓDIO 43

O episódio de hoje é sobre o querido Confrei, é uma planta originária do Centro e do Norte da Europa e da Ásia temperada, e somente chegou ao Brasil na década de 1980 tendo uma boa adaptação. A planta, que não consegue sobreviver longe da água, possui muitas propriedades medicinais e a fitoenergética é incrível!

Conhecido cientificamente como Symphytum officinale, é um arbusto perene e de fácil cultivo. O confrei, é também conhecido popularmente como capim-roxo-da-rússia, e erva-de-cardeal. As suas folhas possuem um formato oval e saem praticamente ao nível do solo, são grandes na base da planta e diminuem de tamanho na parte superior. As suas flores são reunidas em ramalhetes mais ou menos folhosos e torcidos. Possuem uma cor amarelada, esbranquiçada ou violácea. Mesmo havendo as flores, não há produção de frutos e nem de sementes, isso acontece porque essa é uma herbácea híbrida.



É uma erva incrível, não só com grandes poderes mágicos, mas com impressionantes poderes curativos. Confrei tem sido usado desde os tempos antigos pela beleza e juventude, quando adicionado a óleos e cremes. Também como poções e tônicos para a juventude e beleza.

Confrei é usado em feitiços de proteção, principalmente durante uma viagem, e também em algumas magias dando uma carga extra e fortalecendo o praticante.

Os poderes de cura do confrei são conhecidos há séculos pelos sábios e curandeiros, mas agora que estão sendo reconhecidos pela comunidade médica.




Fitoenergética

A Planta utilizada na Fitoenergética é a Symphytum officinale

Atua principalmente no terceiro chakra e tem polaridade Yin.

Estimula a criatividade; torna o ser sensível emocionalmente; melhora a expressão corporal; acalma os sentimentos negativos internos; ajuda a ter paciência, respeitar a opinião do próximo, os idosos e a hierarquia em que vive; ajuda a ter controle sobre seus sentimentos. 


Restrições quanto à Fitoterapia: o uso por tempos prolongados é tóxico ao organismo. Contraindicado para gestantes.




O chá de confrei

Para fazer o chá coloque 30 gramas de folhas de confrei em um litro de água, leve ao fogo, após levantar fervura retire do fogo e coe.


Propriedades medicinais

O chá de Confrei possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo.

O confrei pode ser usado como: adstringente, antianêmico, antiasmático, anticancerígeno, antidiabético, antidiarreico, anti-inflamatório, antileucêmico, antirreumático, calmante, cicatrizante, depurativo, hidratante, laxante, regenerador celular e tônico.

É indicado para abscessos, afecções ósseas, bócio, bronquite, cefaleias, contusão, debilidade, deslocamentos, dores, cortes, febre, feridas, fissuras, fraturas, furúnculos, gastrite, hematomas, hemorragia pulmonar, hepatite, pele, pressão arterial, picadas de insetos, psoríase, queimaduras, resfriados, reumatismo, rins, sinusite, tosse entre outros.

Ele pode ajudar a acelerar a cicatrização de feridas cutâneas pequenas, pois a raiz e folhas possuem um composto químico chamado ácido úrico que pode estimular o crescimento de novas células da pele.

Ajuda a reduzir o sangramento de feridas na pele e pode ajudar também a parar hemorragias nasais, pois suas folhas e raízes possuem taninos, que têm efeito adstringente sobre os vasos sanguíneos.

Para tratamento de varicosas, feridas, cortes, queimaduras e hematomas, a planta deve ser usada para preparar uma compressa.

Em um pilão, junto a meio copo de água, coloque uma colher de sopa das folhas frescas fatiadas, ou ainda do rizoma e amasse bem. Depois de amassado, coe em um pano e aplique as compressas no local já limpo. Repita o procedimento por uma semana.

Para reduzir sinais de envelhecimento faça um creme de confrei com manteiga de cacau e use o creme a noite, consulte antes um profissional para melhor atendê-lo.


Contraindicações e precauções

Atenção! A planta e seu uso são contraindicados para pacientes gestantes, assim como pacientes com câncer.

É preciso ter muito cuidado com o uso do confrei, este deve ser usado apenas externamente, e seu uso interno com frequência pode causar intoxicação no fígado e irritações gástricas. O chá deve ser feito apenas sob orientação médica/terapêutica.



Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

https://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-cha-de-confrei-para-saude/

https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-confrei-beneficios-e-propriedades/

https://www.beneficiosnaturais.com.br/cha-de-confrei-e-um-otimo-analgesico/

http://ervaseplantasquecuram.blogspot.com/2011/04/magia-ervas-do-dia-confrei.html

Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética)  curaverde.fitoenergetica@gmail.com

DEMAIS EPISÓDIOS AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF