background

8 de outubro de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 44 - ARNICA



EPISÓDIO 44

O episódio de hoje é sobre a Arnica, falaremos da Arnica brasileira, conhecida como: arnica, arnica-brasileira, arnica-da-horta, arnica-de-terreiro, arnica-do-brasil, arnica-silvestre, erva-federal, erva-lancete, espiga-de-ouro, federal, flecha, lenceta, macela-miuda, rabo-de-foguete, rabo-de-rojão, sapé-macho. 

Tem sua origem na parte meridional da América do Sul e seu nome científico Solidago chilensis.

Mas há também a Arnica montana, de outro gênero, com flores diferentes, uma planta originária das montanhas da Europa e da Sibéria, utilizada há muitos séculos na medicina alternativa para o tratamento da dor e inflamação de diversas condições.

Devido à cor amarela de suas flores e à semelhança de suas pétalas com as pétalas da margarida, a arnica também é chamada de "margarida da montanha", com difícil adaptação no Brasil.

Ambas são lindas e com propriedades curativas.


Arnica brasileira (Solidago chilensis)

Arnica das montanhas (Arnica montana)

Fitoenergética

Atua principalmente nos chakras 1º ao 4º e tem polaridade Yang.

Desobstrui os canais energéticos, estimula a circulação sanguínea e a imunidade física; estimula a cicatrização mais rápida; em casos de pós-cirurgia, reduz o tempo de recuperação física.

Além disso, ela combate a dispersão excessiva naqueles que pensam intensamente sobre vários assuntos ao mesmo tempo e não conseguem agir sobre nenhum deles, prejudicando o seu caminhar como um todo, portanto ela atua trazendo-os para a ação e conclusão.

Como o próprio uso físico indica, esta plantinha é ótima para traumas, para quem viveu uma situação rápida estressante ou traumatizante e se viu "sem pé". Ela reorganiza a vitalidade onde ela foi danificada pela vivência de uma situação difícil.

É a planta da rápida cura da alma e da reintegração à realidade física. É o remédio ideal para quem se sente moralmente ou socialmente ferido, para quem tem uma ameaça de perda, tais como processos, separações com divisão de bens/partilha, etc.

Também ajuda na cura de dores antigas não resolvidas.




Propriedades medicinais

A espécie vem sendo amplamente utilizada no Brasil, principalmente na forma de extratos/tinturas com álcool e infusões, sendo associada às propriedades antisséptica, analgésica, cicatrizante e anti-inflamatória.

para tratar distúrbios estomacais, além de tratar inflamações e acelerar cicatrizações. A arnica-brasileira pode ser utilizada através de maceração, ou seja, a planta é amassada e colocada em um recipiente e logo em embebido em álcool, vinho ou vinagre, junto com água fria. O recipiente é tampado e se aguarda algumas horas ou até mesmo alguns dias para que todos os compostos medicinais da arnica sejam aproveitados. A arnica-silvestre também pode ser utilizada em forma de cataplasma ou emplasto. As folhas são esmagadas, formando uma substância consistente, que é colocada em uma gaze ou pano limpo e aplicado diretamente na região afetada ou machucada do corpo.

As folhas da arnica-brasileira possuem propriedades adstringentes e cicatrizantes, sendo utilizadas para o tratamento natural da acne, hematomas e distúrbios estomacais. Alguns estudos têm relatado a atividade cicatrizante e antimicrobiana

O seu uso externo é consagrado para situações, tais como:

Hematomas; 
Torções;
Escoriações;
Contusões;
Edemas relacionados à fraturas e dores reumáticas dos músculos e articulações;
Processos inflamatórios da orofaringe;
Furunculose;
Picadas e ferroadas de insetos;
Flebite superficial;


Contraindicações e precauções

Seu uso é contraindicado para grávidas, lactantes ou pessoas com comprovada sensibilidade. Também deve-se evitar o uso interno em casos de dores gastrointestinais ou em pessoas com deficiência renal. Alguns especialistas desaconselham o uso prolongado da arnica, mesmo em massagens tópicas, afirmando que pode ocorrer irritação de pele e sensibilização.

Então, o melhor sempre é você testar sua sensibilidade e a adequação da planta ao seu organismo, mantendo sempre o cuidado quanto às dosagens recomendadas.

Seu uso interno só deve ser feito com estrita indicação e acompanhamento médico.

A maioria dos efeitos colaterais da arnica são advindos do uso incorreto da planta e seus suplementos derivados. 



Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

https://www.ecycle.com.br/6464-arnica.html

http://www.ppmac.org/content/arnica-brasileira

https://www.medicinanatural.com.br/arnica-do-brasil-solidago-microglossa/

https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/2916-arnica-propriedades-e-beneficios


Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética)  curaverde.fitoenergetica@gmail.com


DEMAIS EPISÓDIOS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF