background

12 de novembro de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 46 - ALCARÁVIA



EPISÓDIO 46

O episódio de hoje é sobre a Alcarávia, uma planta que tem sua utilização datada há 5 mil anos. Usada não apenas na cozinha, a erva é uma aliada à saúde do ser humano. Também chamada de Kummel, ela possui diversas propriedades medicinais nas folhas, frutas e raízes.

Pertencente à família das Apiaceae, é conhecida por outros nomes como: cuminho, cominho de montanha, cariz, alcarovea, cominho-armênio, alquirevia, cominho dos prados e cominho-romano. É nativa da Europa e oeste da Ásia.

A alcarávia é uma pequena planta, chegando à 60 cm de altura no máximo. As flores, que variam entre branco e violeta, se destacam entre as folhas verdes. Seu nome científico é Carum carvi e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e em algumas farmácias de manipulação.



Além das propriedades medicinais, a erva também carrega consigo os princípios ativos que lhe conferem usos alternativos que vão além da infusão. Como exemplo, pode-se citar o caso do óleo essencial extraído dos frutos esmagados do cominho de montanha.

Comenta-se que durante as guerras romanas, quando faltavam alimentos, os soldados passavam a comer folhas frescas de alcaravia que vegetavam no campo. Júlio César atribuiu a esta planta muito de suas vitórias em batalhas, sendo esta especiaria muito disseminada na culinária dos países do norte da Europa. As folhas são parecidas com as folhas da cenoura, e as suas flores são brancas, dando frutos pequenos, parecidos com frutos da erva-doce.

Esta semente é utilizada como especiaria na culinária de todo o mundo. Com um formato alongado e de cor castanha, ela é utilizada para condimentar bolos, pães, queijos e picles. A semente de alcaravia é muito utilizada espalhada sobre legumes cozidos, especialmente raízes.


A alcaravia possui odor e sabor muito agradáveis e aromáticos. Segundo alguns autores, o sabor pode ser caracterizado como quente, um pouco amargo e picante, com um tom levemente gorduroso e agradável. As folhas frescas podem ser picadas e utilizadas em sopas e saladas, mas nem se compara com o sabor das sementes, muito mais acentuado. É muito empregada na culinária do norte da Europa, sendo provavelmente a Noruega o país que mais a emprega em sua culinária. É muito utilizada em pães, queijos, sopas, saladas, bolos, bolachas, licores, etc.



Fitoenergética

Atua principalmente no 4° Chacra e tem polaridade Yin. 


Favorece o zelo por princípios e valores, incentiva a pessoa a acreditar na justiça divina, planejar a vida com tranquilidade, ter coragem para agir, sentir segurança na vida que leva, não se subestimar, ter gratidão pela vida e prazer em viver, elimina apegos.


Formas de utilização desta erva


Alcarávia pode ser utilizada na produção de infusões, xaropes e óleo essencial. Além disso, é um ingrediente que pode servir para incrementar as receitas de bolos, pães e outros massas.

Como fazer o chá ?

1 colher (de chá) de folhas de alcarávia;
200ml de água.

Modo de preparo:


Enquanto a água estiver fervendo, esmague todas as folhas da planta. Após esmagá-las, coloque-as dentro da água em ebulição. Espere ferver. Depois de fervido, desligue o fogo e abafe a bebida por aproximadamente 15 minutos. Procure beber o chá 2 a 3 vezes ao dia.


Propriedades medicinais

- Antiflatulenta;
- Diurética;
- Aperiente;
- Antiácida;
- Estomáquica;
- Digestiva;
- Aromática;
- Anti-helmíntica;
- Emenagoga;
- Estimulante;
- Purgativa;
- Laxante;
- Galactagoga.

Através de todas estas propriedades é fácil dizer que a alcarávia é uma planta benéfica para o organismo humano, pois ela pode ser usada no tratamento de distúrbios no estômago e problemas respiratórios.

Utilizada com a finalidade de eliminar dores nos nervos, febres e vermes, a erva também pode servir para estimular o leite materno e equilibrara o processo híbrido do corpo.


Alívios de dispepsia, cólicas e de problemas intestinais podem ser alcançados com a ingestão de infusões feitas com os elementos desta planta. Isso porque ela consegue relaxar os músculos. Além disso, diminui enjoos, gases e é uma excelente saída para aliviar cólicas em crianças. Também pode ser usada como uma forma de controlar cãibras e crises alérgicas, bem como o surgimento de tosses.


Contraindicações

Evite a ingestão em excesso da bebida. Ela pode acabar se tornando algo tóxico para seu organismo. Grávidas e crianças também devem se abster do chá de alcarávia.



Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

https://www.beneficiosdasplantas.com.br/alcaravia/

https://www.chabeneficios.com.br/propriedades-e-beneficios-do-cha-de-alcaravia/

http://flordacafrao.blogspot.com/2012/05/alcaravia-uma-semente-com-historia.html?m=1


Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética)  curaverde.fitoenergetica@gmail.com

DEMAIS EPISÓDIOS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF