background

17 de dezembro de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 49 - CAVALINHA



EPISÓDIO 49

O episódio de hoje é sobre a amada Cavalinhatambém conhecida como cavalinha-dos-campos, cauda-de-cavalo ou cola-de-cavalo,  milho-de-cobra, cauda-de-raposa, cana-de-jacaré, erva-canudo, lixa-vegetal, dentre outros nomes populares, muito utilizada como remédio caseiro para parar hemorragias e menstruações abundantes, por exemplo, mas os benefícios dela vão além disso.

O seu nome científico é Equisetum arvense usada na fitoterapia, mas a usada na fitoenergética é a Equisetum hyemale.


O nome em latim, Equisetum arvense, significa “rabo de cavalo dos campos”. Durante o período em que a Terra concentrava maiores taxas de carbono, a cavalinha era uma erva dominante que chegava a atingir mais de 12 metros de altura. Seu método de reprodução se dá por meio de esporos ao invés de utilizar o método da polinização. A cavalinha é uma planta perene, que tem cor verde escura oca e geralmente pode ser encontrada em áreas úmidas e tem uma grande quantidade de cristais de silício (ou areia) em seu tecido. A Equisetum arvense faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.


A cavalinha Equisetum arvense é uma erva que conta com mais de 300 milhões de anos e será provavelmente uma das formas de vida mais antigas do mundo vegetal. A sua aparência faz lembrar um pequeno pinheiro, razão pela qual um dos seus principais nomes populares: pinheirinha.

É uma planta nativa da Europa, e abundante em terrenos baldios, argilosos, arenosos e úmidos.


Fitoenergética


Atua principalmente no 3º Chakra e tem polaridade Yin.

Limpa energeticamente o sangue; gera doçura na vida e no amor; elimina o ódio sem causa; aflora novidades para alegrar a vida; elimina a raiva; acalma o espírito; elimina o remorso e o ressentimento exagerado; gera respeito para com as coisas materiais; limpa o sentimento de inveja e ciúme em relação ao próximo; estimula a solidariedade; equilibra o emocional contra o desespero, a saudade e o excesso de sentimentalismo; elimina a ansiedade e a compulsividade, que estimulam a obesidade; equilibra os corpos sutis; ajuda a saber distinguir o certo do errado.

Restrições quanto à Fitoterapia: pode ser tóxica com o uso interno por longos períodos.


Modo de uso da Cavalinha

A parte usada da Cavalinha é seu talo seco para fazer chá, banhos e cataplasmas, por exemplo.

Chá de cavalinha para problemas renais: Colocar 1 colher (de sopa) de Cavalinha em 1 xícara de água e deixar repousar por 5 minutos. Depois coar e beber até 3 xícaras por dia.


Banho para reumatismo: Colocar 3 punhados de talos secos na água do banho e permanecer mergulhado na água por 5 a 10 minutos. Depois lavar a pele normalmente.


Propriedades medicinais

A cavalinha é rica em minerais que podem ajudar na recuperação de fraturas e cortes nos ossos, carne e cartilagem, além de melhorar o tempo de coagulação do sangue. O alto teor de sílica em sua composição fortalece os tecidos conjuntivos do corpo e beneficia pacientes com artrite reumatoide. Em algumas formas de tuberculose, ajuda a isolar os focos da doença nos pulmões. Ensaios clínicos demonstraram que o ácido silícico solúvel promove a formação de leucócitos, estimulando as defesas do próprio organismo e auxiliando no processo de cura natural. É benéfica contra problemas brônquicos, reumatismo e gota.

Serve para complementar o tratamento de tuberculose, nefrite, cistite, menstruações abundantes, hemorragias nasais, hemorragias no estômago, queda de cabelo, reumatismo, gota, artrite, úlceras, frieiras e infecções urinárias.

É um dos mais espetaculares chás para as mulheres acima dos 40 anos, pois repõe os minerais e combate eficazmente a osteoporose. Porém deve-se ter cuidado, pois em excesso pode se tornar tóxica. Na cosmética, é excelente para fortalecer e dar brilho aos cabelos e unhas quebradiças. Para tanto se deve tomar o chá ou usá-lo como enxague final ao lavar os cabelos.


Contraindicações

A Cavalinha está contraindicada para grávidas e lactantes, assim como para pacientes com insuficiência cardíaca ou renal.


Por ser rica em selênio faz com que ela seja recomendada para ser colhida durante a primavera, onde os níveis do mineral não estão tão altos. O uso prolongado também pode causar irritação nos rins.



Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

https://www.medicinanatural.com.br/cavalinha-equisetum-arvense/

https://www.tuasaude.com/cavalinha/

http://www.sabordefazenda.com.br/htm/produtos/produtos.php?codigo=025


Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética)  curaverde.fitoenergetica@gmail.com


DEMAIS EPISÓDIOS AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF