background

19 de agosto de 2019

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA PLANTAR ÁRVORES FRUTÍFERAS ?



É fato e não dá pra discutir: qualquer pessoa adoraria ter árvores frutíferas em casa. Independente da espécie, elas são o sonho de consumo de muita gente e a cada dia mais estão presentes nas casas dos brasileiros.

Seja em casa ou apartamento, sempre é possível arrumar um espacinho para uma frutífera, mesmo que seja em vasos.

Mas você sabe qual a melhor época do ano para fazer o plantio e ter certeza que a planta crescerá de maneira saudável oferecendo uma boa colheita? Primeiramente, depende do local e dos padrões climáticos para decidir qual a melhor época para o plantio. E claro, da espécie a ser plantada. Confira nossas dicas!

Mas por que é importante definir uma época?

Plantar na época apropriada significa maiores chances na capacidade da planta de criar raízes fortes e produzir de forma abundante.

É comum e completamente aceitável plantar árvores frutíferas durante o ano todo, no entanto algumas espécies podem se desenvolver melhor que outras em determinadas épocas.


Isso significa mais frutas, mais prazer em colheitas e uma árvore carregadinha, embelezando o espaço de forma natural. Por isso, avalie com muito cuidado os padrões climáticos da estação do ano na sua região.

Época de plantio

O momento ideal para o plantio dependerá do local. Em regiões de clima quente, a melhor época para plantio será o outono. Já em regiões onde o outono costuma ser mais frio, a primavera é a melhor época.

Plantar durante o inverno em regiões frias não é bom para a planta, principalmente enquanto ela estiver tentando se desenvolver. Assim como plantar durante o verão em regiões muito quentes também não é indicado.

Em locais de clima frio, o verão pode ser uma boa aposta para o plantio.


As mudas vendidas com terra em volta das raízes (diferente das mudas de raízes nuas) devem ser plantadas no início do outono, pois terão mais facilidade para se integrarem ao solo antes que as temperaturas mais quentes ou frias atinjam seus extremos.


Além desses benefícios, escolher a melhor época do ano para o plantio de árvores frutíferas possibilita a aplicação de técnicas orgânicas para fazê-las crescerem muito bem.

E por que isso é importante? Porque mudas fortes e bem desenvolvidas são consequentemente capazes de resistir a doenças e pragas.

As técnicas orgânicas podem controlar qualquer problema que surgir, assim obtendo frutas mais saudáveis e de forma mais ecológica.


Plantando na época certa você pode fazer com que suas árvores frutíferas fiquem mais fortes. Isso torna o trabalho mais fácil até mesmo na hora de cuidar delas.

Mas para ter plantas sempre em produção é preciso também podá-las. A poda das frutíferas no verão limita a quantidade de energia que elas podem armazenar nas raízes no final do verão e no outono. Isso atrapalha bastante o crescimento durante a primavera seguinte.


Uma árvore pequena, muitas vezes produzirá mais que uma grande e apesar de parecer menos chamativa, será bem mais fácil de cuidar. Além do que, você terá o prazer de colher as frutas de maneira descomplicada, sem a necessidade de escadas ou pegadores de frutas.


Fonte: https://blog.plantei.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF