background

21 de agosto de 2017

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 16 - ORÉGANO



EPISÓDIO 16

O episódio de hoje está sendo dedicado a uma planta muito usada na culinária e que pouco sabemos a respeito, o Orégano, seu nome científico é Origanum vulgare, a planta vem da região mediterrânea e é bem comum na culinária daquela região. Marca presença principalmente em pratos italianos, portugueses, espanhóis, franceses e gregos.

O sabor dessa erva é mais acentuado quando ela está seca. Para extrair o máximo do aroma e dos benefícios, o orégano deve ser adicionado ao final da preparação tanto de alimentos cozidos, como crus.

O cultivo caseiro pode ser feito em jardins ou vasos com terra adubada e húmus. Você pode optar pelas sementes ou já adquirir mudas pequenas. A planta precisa de ambiente ensolarado.


Fitoenergética



Para fazer o chá coloque uma colher de sopa de folhas de orégano, secas ou não, numa xícara; esquente uma xícara de água e desligue assim que surgirem as primeiras bolhas de fervura; despeje a água na xícara contendo o orégano, coe e tome ainda morno.

CHÁ E SUA FUNÇÃO FITOENERGÉTICA

É a função do chá relacionada ao poder oculto, ou à energia sutil da planta que atua na alma humana, no campo dos pensamentos, sentimentos, emoções e até no campo espiritual.

Para usar a Fitoenergética, você também precisa saber combinar as plantas de acordo com as suas faixas de frequência e montar um composto com a polaridade correta. Contudo, uma simples oração no momento do preparo já será suficiente para que a fitoenergia seja ativada.

A outra grande vantagem é que, se você usar exatamente como o método da Fitoenergética recomenda, você não terá qualquer tipo de contraindicação e poderá usá-la associada a qualquer outro tipo de tratamento que você ou alguém que você queira ajudar esteja recebendo.


Propriedades Medicinais

Orégano retarda o envelhecimento!

"Estudos recentes desenvolvidos na Unicamp descobriram no orégano cerca de 200 compostos antioxidantes.

Essa erva tão utilizada no mundo gastronômico combate os radicais livres, com ação antioxidante, contendo em sua composição ácido fenólico e flavonoides.

Tamanha descoberta voltou ao Brasil os olhos dos cientistas de todo o mundo. Principalmente por ser uma ótima aliada contra o envelhecimento.

Além disso, a Origanum vulgare possui outras propriedades benéficas ao corpo humano, como ação antimicrobiana contra a bactéria Listeria monocytogenes e microrganismos nocivos presentes nos alimentos. Isso a torna um excelente conservante natural.

A lista não para por aí, o orégano elimina as toxinas do nosso organismo, alivia dores de cabeça causadas por estresse, auxilia no tratamento de contusões e deslocamentos, diminui inchaços, limpa os pulmões, dentre outros efeitos favoráveis à nossa saúde.

Entretanto, a erva deve ser utilizada sem ir ao fogo para não perder seus princípios ativos. Portanto, ao fazer pizza ou molhos, desligue o fogão e, somente depois, polvilhe o orégano.

Enfim, tempere sua vida com orégano, mas com parcimônia, sem usá-lo em excesso. Quando utilizado com exagero, ele dá sabor amargo aos pratos."

Orégano ajuda na prevenção da gripe; fonte de diversos nutrientes, ajuda a desintoxicar o corpo e fortalecer os ossos; diminui inflamações; previne doenças do coração; ajuda a regular o ciclo menstrual, atua no sistema digestivo diminuindo a formação de gases e prevenindo cólicas intestinais.

Possui uma leve ação diurética, isso auxilia na circulação sanguínea e também evita inchaço, variações de peso extremas e dores nas pernas.

Possui ação antifúngica., ele ajuda no Combate de fungos como a cândida, através da substância ativa no orégano, o carvacrol que possui propriedade de inibir o crescimento desse fungo.

Estimula o sistema imunológico, devido à presença de timol.

O orégano não contém colesterol, no entanto, é uma rica fonte de fibra dietética, no qual ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Contraindicações

Nenhuma contraindicação foi identificada, é reconhecido como seguro e muito benéfico a todos, sensibilidade alérgica é rara. No entanto, sabemos que tudo em excesso não é saudável.

Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

https://saude.abril.com.br/alimentacao/tudo-sobre-o-oregano/

http://www.saudedica.com.br/os-12-beneficios-do-oregano-para-saude/

http://www.portalagropecuario.com.br/plantas-medicinais/oregano-retarda-o-envelhecimento/

Colaboração: Tânia Campos e Daniele Schutz.

Bênçãos!
Namastê!


7 comentários:

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF