background

25 de dezembro de 2017

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 22 - HIBISCO



EPISÓDIO 22

O episódio de hoje está sendo dedicado ao Hibisco. O chá de hibisco, especialmente o que é feito com as flores do Hibiscus sabdariffa, também conhecido como vinagreira no Brasil, e como “sorrel” ou “roselle”, "quiabo-roxo", "caruru-azedo", ou ainda “karkade” em Egípcio, é uma bebida conhecida em todo o mundo. Na antiguidade, faraós egípcios tomavam chá de hibisco para refrescar e controlar a temperatura corporal. No Irã, as flores de hibisco são utilizadas para acalmar a mente e melhorar problemas de sono.



O chá de hibisco é obtido a partir da infusão do cálice do botão seco da flor Hibiscus sabdariffa, e não daquele tipo de hibisco encontrado habitualmente em jardins (que também pertencem ao gênero Hibiscus, mas são das espécies Hibiscus rosa-sinensis e Hibiscus syriacus).

A flor do hibisco na Natureza é grande e exuberante possuindo variações de cores que vão do branco ao rosa, vermelho, laranja, roxo ou amarelo. Historicamente o Hibisco é conhecido como "Mimo de Vênus", e em grego representa Ísis que foi uma deusa da mitologia egípcia, cuja adoração se estendeu por todas as partes do mundo greco-romano. Ísis foi cultuada como modelo da mãe e esposa ideais, protetora da Natureza e da magia, relacionada também a maternidade e fertilidade, e como deusa da simplicidade, protetora dos mortos e das crianças de quem "todos os começos" surgiram.



Originário da China, Sudeste da Ásia, Polinésia e Hawaii, o hibisco tem como características a abundância de flores que se renovam num curto ciclo de troca, e uma grande diversidade de formas e cores.

O chá de hibisco tem coloração rosada e sabor agradável - próximo ao da framboesa - e, ao contrário da maioria dos chás, é servido frio.

Chá de hibisco:


Colocar uma colher de chá da erva em uma xícara de água fervente e deixar ferver por 3 minutos, apagar o fogo e deixar em infusão por 5 minutos, coar e beber. Ele pode ser consumido aquecido ou gelado, dependendo da temperatura ambiente e do gosto de cada um.



Fitoenergética

Aumenta o amor e a libido tanto em homens quanto em mulheres (essa função é mais bem aproveitada quando se toma um banho com infusão da planta); são utilizadas para remover obstruções do primeiro chakra (o chakra raiz ou chakra básico); aumenta a concentração para a meditação; excelente para a clarividência, é muito utilizado em banhos para quebra de feitiços e magias; tem importância similar à flor de lótus em cerimônias sagradas, ajudando a purificar o coração, a mente e a alma; ajuda a eliminar o excesso de consumismo material, induz ao desapego; ajuda a ser realista, ter os pés no chão; ajuda a eliminar vícios, especialmente o tabagismo.

Como uma flor ligada ao amor, à Deusa Vênus e a libido, é uma planta que traz o equilíbrio para as relações, evitando amores doentios e exagerados, ajuda a saber dizer não quando necessário.

Estimula a aproveitar somente o que é real na vida.


Propriedades Medicinais

Ajudar a emagrecer porque é um ótimo diurético e também ajuda na queima de gordura;

Melhorar a prisão de ventre porque tem ação laxante;

Combater as doenças do fígado e desintoxica este órgão porque ele impulsiona o funcionamento deste órgão;

Aliviar as cólicas menstruais porque tem ação analgésica;

Combater gripes, resfriados, tosse e a febre porque tem ação expectorante, que facilita a retirada das secreções;

Combater a seborreia no couro cabeludo porque tem propriedades anticaspa;

Aliviar a dor de estômago devido a ação analgésica e por ter efeito calmante;

Reduzir as taxas de colesterol, a pressão e a glicose no sangue porque possui propriedades anti-hipertensivas;


Retardar o envelhecimento da pele porque é rico em antioxidantes.


Contraindicações

O chá de hibisco, apesar de trazer muitos benefícios, não deve ser consumido em excesso, uma vez que, devido à sua ação diurética, pode acabar eliminando nutrientes essenciais para a saúde. O consumo é contraindicado para gestantes e lactantes, pois o chá pode oferecer riscos na estruturação dos genes do bebê. É contraindicado ainda para pacientes com pressão baixa, por atuar na redução da pressão arterial, pode causar tonturas, fraqueza e sonolência.


FonteGIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 8ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2016.

http://www.siguta.com.br/2013/10/o-poderoso-hibisco.html?m=1

http://www.wemystic.com.br/artigos/as-propriedades-misticas-do-cha-de-hibisco/

https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-hibisco-beneficios-e-propriedades/

https://www.tuasaude.com/hibisco/

Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética).

Gratidão!
Bênçãos!


DEMAIS EPISÓDIOS AQUI

2 comentários:

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF