background

23 de abril de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 30 - CRAVO-DA-ÍNDIA



EPISÓDIO 30

O episódio de hoje é sobre o tão conhecido Cravo-da-índia, também conhecido como craveiro-da-índia, cravina-de-túnis, cravo-de-cabecinha, cravoária e rosa-da-índia. É uma planta que cresce em países tropicais.

Desta planta se exploram as flores ainda não desabrochadas e que possuem um aroma forte e inconfundível. É desde tempos remotos uma especiaria usada na culinária e também como tratamento medicinal. Oriunda das ilhas Molucas na Indonésia, foi também ao longo de muitos anos considerada como afrodisíaco natural. 



A planta que produz o cravo da Índia pode produzir frutos durante mais de meio século, chega a tingir os 15 metros de altura e é considerada adulta por volta dos vinte anos de idade. A colheita do cravo da Índia é realizada duas vezes por ano, sendo a primeira no final do verão e a segunda em meados do Inverno.


O nome científico antigo do cravo-da-índia, Eugenia caryophyllata Thunb., deriva da palavra grega "karyophyllon" que significa "folha-noz". Da China é que veio a primeira indicação do uso do cravo-da-índia como condimento, remédio e elemento básico para elaboração de perfumes especiais e incensos aromáticos.


- Receita de chá de cravo

Ingredientes

1 colher de sopa de cravos;
1 litro de água.

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque a água e os cravos e leve ao fogo. Quando levantar fervura, desligue, tampe e deixe por mais 10 minutos, deixando amornar. Coe e consuma em seguida.

- Receita de chá de cravo com canela

Ingredientes:

1 punhado de cravos da índia;
3 pedaços de canela em pau;
1 litro de água.

Modo de preparo:

Coloque a canela, o cravo e a água em um recipiente, e leve ao fogo até alcançar fervura. Em seguida, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos, coe e consuma quente ou frio.

- Receita de chá de cravo com gengibre

Ingredientes:

3 colheres de sopa de gengibre ralado;
1 litro de água;
1 colher de sopa de cravos da índia.

Modo de preparo:

Leve a água para ferver com o gengibre. Quando ferver, diminua o fogo, adicione o cravo e deixe por uns 2 minutos. Desligue, tampe e deixe por mais 5 minutos. Sirva quente ou morno.


-----------

Pó de Cravo-da-Índia

Pode utilizar pó de cravo-da-índia para dar um toque final a um prato especial. O cravo em pó pode ser utilizado em bolos, tortas, doces, biscoitos ou até em pratos salgados e no preparo de carnes especiais.

-----------

Fitoenergética

Tem polaridade Yang e atua principalmente no 6º chakra.

Estimula a concentração; aumenta a capacidade de concentrar energia para materializar sonhos; abre a mente para enxergar o todo; estabiliza a mente com um nível mental acelerado e de alta frequência. Estimula a busca interna de respostas para suas dúvidas. Gera clareza nos pensamentos e senso de observação aguçado.


Restrições quanto à Fitoterapia: devem ser evitadas altas doses na gestação, pois causa contrações uterinas.


Receita de Shampoo caseiro com Cravo-da-Índia:

Numa panela colocar meio litro de água
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
10 Cravos-da-Índia

Deixar ferver um pouco até diluir o bicarbonato.

Desligar o fogo tampar a panela e deixar arrefecer algumas horas. Pode acrescentar algumas gotas de um óleo essencial de sua preferência. Guardar numa garrafa/recipiente.

Propriedades medicinais

Analgésico e antisséptico: o chá de cravo-da-índia, além de ser saboroso, pode ajudar a amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta.

Acelera o metabolismo: aumenta a produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, o que promove a queima rápida de gordura. O cravo ajuda também em casos de náuseas e mal-estar estomacal.

Antioxidante: o cravo-da-índia é um excelente antioxidante porque possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poli-insaturadas.

Antisséptico bucal: o chá é usado no tratamento de bactérias na boca e no estômago e age, principalmente, contra o mau hálito.

Contribui para o bom funcionamento da tireoide: mais um aliado para ajudar quem sofre de  hipotireoidismo. Para quem não tem disfunção da tireoide, o cravo é também preventivo contra o surgimento dessa disfunção, seja para hipotireoidismo ou hipertireoidismo.


Controle do colesterol: o cravo ajuda também no controle do colesterol ruim sendo também antiviral e antifúngico.

-----------

O consumo de chá de cravo tem sido utilizado para aliviar a dor abdominal. Tem qualidades analgésicas que funcionam bem para aqueles que sofrem de dores de gases ou outras chateações no estômago. Cravos estimulam o fluxo sanguíneo, a produção de saliva e secreções gástricas para ajudar na digestão. Além disso, ele tem efeitos anti-eméticos (contra náuseas). Chá de cravo também tem sido usado para matar os parasitas intestinais e funciona igualmente bem matando as bactérias e infecções por fungos, como candidíase oral.


O chá de cravo pode ser usado em banhos de assento, para tratar e prevenir problemas ginecológicos como desconforto, secura, dores e infecções, além de algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

-----------

O óleo essencial de cravo-da-índia é utilizado em shampoos e loções capilares que limpam e auxiliam o crescimento dos fios. O eugenol, um dos principais constituintes do óleo essencial presente na especiaria, é responsável pela atividade antimicrobiana.


O óleo essencial do cravo-da-índia pode ser usado também em dentes cariados ou com suspeita de cárie. Para isso, em solução oleosa de 10% mergulhe uma gaze ou algodão e aplique nos dentes cariados.


-----------

Contraindicações

Remédios à base de cravo nunca devem ser usados por mulheres grávidas, pois provocam contrações uterinas. Também deve ser evitado o seu uso exagerado, e a sua aplicação em zonas mucosas irritadas. Além disso, quem tem o estômago mais sensível também deve usá-lo com moderação.


Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

https://nplantas.com/cravo-da-india-origem-botanica/

http://natureza-interior.blogspot.com.br/2012/07/cravo-da-india.html

http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/a20cravoindia.htm

http://www.mundoboaforma.com.br/como-fazer-cha-de-cravo-receita-beneficios-e-dicas/

https://belezaesaude.com/cravo-da-india/

Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética)  curaverde.fitoenergetica@gmail.com



DEMAIS EPISÓDIOS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF