background

30 de julho de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 39 - EUCALIPTO




EPISÓDIO 39

O episódio de hoje é sobre o Eucalipto, seu nome científico é Eucalyptus citriodora, mas existem mais de 700 espécies, a maioria de origem australiana, sendo nativo da Oceania é a espécie dominante da flora local e adapta-se praticamente à todas as condições climáticas.

Também pode ser chamado cientificamente de Corymbia citriodora, conhecido pelos nomes comuns de eucalipto-cidró, eucalipto-limão ou eucalipto-cheiroso, é uma espécie pertencente ao grupo dos eucaliptos caracterizados por produzir árvores de médio a grande porte.


Fitoenergética

Atua principalmente no 2º chakra e tem polaridade Yang.

Equilibra as funções renais; traz equilíbrio nos desejos e sensações sexuais, promove uma abertura da consciência sexual com paz e responsabilidade, cria a ideia de amor com liberdade de expressão, sem tabus e preconceitos. Estimula a retidão de caráter. 


Receita do chá de eucalipto

Misture uma colher de sopa das folhas picadas do eucalipto em uma xícara de água fervente. Tampe e deixe que a bebida descanse até amornar. Coe e beba em seguida. Quem quiser pode adicionar gotas de limão ou mel ao chá. Beba três xícaras ao longo do dia.


Propriedades medicinais

Seja em forma de chá ou óleo essencial, retirado das suas folhas, o eucalipto é repleto de substâncias benéficas para a saúde das pessoas. Doenças respiratórias, como asma, sinusite, tosse e bronquite são especialmente tratadas com essa planta, é conhecido como um bálsamo dos pulmões, e além desses exemplos, também é útil no combate às doenças reumáticas e as dores musculares.

- O eucalipto previne o acontecimento de espasmos;
- É um antisséptico;
- Combate gripes;
- Sintoma de febre pode desaparecer quando tomado o chá de eucalipto;
- Asma, bronquite e nefrites também podem ser tratadas com a planta;
- A gangrena pulmonar vai diminuindo com o uso do chá;
- Males na bexiga, dores nas cadeiras incomodam bastante e podem ser tratados com o eucalipto;
- Diabetes e reumatismo aceitam muito bem a planta em seus tratamentos;
- Mascar as folhas do eucalipto ajuda a curar as inflamações na garganta.

A dor ciática é uma dor constante que inicia na região lombar, passa pelas nádegas e chega até a parte mais baixa de uma ou das duas pernas. Ela percorre todo o nervo ciático, o mais logo do corpo humano, e esses terríveis sintomas podem ser amenizados com o eucalipto, basta massagear o local com o óleo da planta.


No caso do catarro, que pode ter várias causas, o paciente precisa expelir essa secreção para fora do corpo, pois a permanência dele nos pulmões pode levar a outros quadros muito mais complicados. O chá das folhas de eucalipto tomado de 3 a 4 xícaras por dia ajuda a eliminar a secreção.


Vapor de eucalipto


O vapor de eucalipto é a melhor forma de se aproveitar todas as suas propriedades terapêuticas. De fato, é o remédio caseiro expectorante de uso mais universal. Para prepará-lo, basta ferver uma quantidade suficiente de folhas de eucalipto em água. Inale os vapores que se desprendem dessa mistura durante 10 ou 15 minutos. Esse é um remédio muito eficaz para descongestionar o nariz e aliviar a tosse.

-----------

Eucaliptos - qual deles usar na Aromaterapia? Confira nesse link.

Contraindicações

Mulheres grávidas ou lactantes não devem tomar o chá de eucalipto, assim como as crianças menores de dois anos também não. Associar o eucalipto com sedativos, anestésicos ou analgésicos é bastante perigoso. É contraindicado em caso de úlcera peptídica e gastrite.

O óleo essencial deve ser administrado com muita precaução em crianças pequenas, sem ultrapassar as doses recomendadas. Procure evitar o uso prolongado do eucalipto, devido a sua possível toxicidade.



Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

https://www.chabeneficios.com.br/tratamentos-e-receitas-do-cha-de-eucalipto/

https://www.infoescola.com/plantas/eucalipto/

https://www.remedio-caseiro.com/tratamentos-e-receitas-do-cha-de-eucalipto/

http://aromasvitais.blogspot.com/2013/05/eucaliptos-qual-deles-usar.html?m=1


Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética)  curaverde.fitoenergetica@gmail.com

DEMAIS EPISÓDIOS AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF