background

13 de agosto de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 40 - BABOSA



EPISÓDIO 40

O episódio de hoje é sobre a Babosa, considerada uma das mais ricas fontes de nutrientes da natureza. Seu nome científico é Aloe verauma planta bastante conhecida devido às suas propriedades medicinais, desde a Antiguidade Clássica. Segundo se conta, Alexandre o Grande teria inclusivamente conquistado a ilha de Socrato na costa leste da África, de forma a obter largas provisões desta planta para curar os ferimentos dos seus soldados.

De origem africana, a babosa pertence à família das Liliáceas e é parecida com o cacto. Existem aproximadamente 300 espécies de babosa, mas a Aloe vera é a mais conhecida. 



A caraguatá, como também é chamada, é carnosa, firme e quebradiça, recheada com um líquido viscoso e macio. Possui espinhos em suas folhas, as quais podem medir até 50 cm de comprimento. É típica de clima quente e solo bem drenado.


Alguns historiadores consideram que a babosa é o grande segredo de beleza utilizado por Cleópatra, no antigo Egito.

Antigos grupos indígenas mexicanos e da América do Norte utilizavam esta planta para tratamento da pele, cabelos e problemas estomacais. 

Fitoenergética

Atua em todos os Chacras e tem Polaridade Yin. 

Ativa o campo energético para estimular qualquer tipo de regeneração celular, regenera a pele (antirrugas), cicatriza ferimentos, reduz o cancer de pele, regenera a mente, faz mudanças nos pensamentos do indivíduo. 


Restrições quanto à Fitoterapia: não deve ser usada durante a gestação, amamentação ou menstruação.

CHÁ DE BABOSA

O gel ou seiva da babosa utilizada para fazer o chá de babosa pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácias de homeopatia e fitoterapia.


As folhas de babosa devem ser mantidas na geladeira depois que forem adquiridas. Para a preparação do chá de babosa primeiramente deverá ser feita a higienização da folha de babosa, não importando a sua origem, se cultivada em casa, ou comprada em feiras livres. Logo após, com uma faca, faça cortes longitudinais na folha e com a ajuda de uma colher extraia sua seiva.


- Chá de babosa com hortelã

Ingredientes

200 ml de água filtrada,
10 folhas frescas de hortelã;
1 colher de chá de seiva de babosa,
Mel para adoçar.

Modo de preparo

Coloque as folhas de hortelã em uma xícara e adicione a água fervente e a seiva de babosa. Deixe descansar por 10 minutos. Adoce com mel e consuma em seguida.

- Chá de babosa com gengibre

Ingredientes

200 ml de água filtrada,
1 folha de babosa,
2 colheres de sobremesa de gengibre ralado,
Mel para adoçar.

Modo de preparo


Higienize muito bem a folha de babosa. Corte-a em pequenos pedaços. Coloque a água para ferver juntamente com as folhas picadas e o gengibre ralado. Após iniciar fervura, desligue o fogo, tampe a panela e deixe repousar por 10 minutos. Passado esse tempo, peneire o chá e adoce com mel. Beba em seguida.

- Chá de babosa com limão

Ingredientes

1 folha de babosa;
2 colheres de sopa de suco de limão,
200 ml de água filtrada,
Mel para adoçar.

Modo de fazer


Extraia a seiva da babosa e coloque juntamente com a água e leve ao fogo para ferver. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione o limão. Deixe descansar 5 minutos, adoce com mel sirva em seguida.


Propriedades medicinais

Externamente é utilizado para tratar feridas, aplicando a seiva sobre o local e cobrindo com uma gaze ou pano de algodão. A aplicação da seiva tem ainda bons resultados para massagens no rosto onde existam borbulhas ou manchas ou outros males de pele.

O chá de babosa, feito com a seiva da babosa ou com suas folhas pode ajudar a curar inúmeros problemas de saúde. Vem sendo consumido para tratar de problemas digestivos como úlceras; por diabéticos, por manter os níveis de açúcar no organismo estáveis; para dores musculares e reumáticas, entre outras.

Fornece ao organismo uma grande fonte de Vitaminas A, C, D, B1 e B2, além de minerais, aminoácidos, polissacarídeos e glicosídeos, fundamentais para mantermos uma boa saúde. Conheça os benefícios que o chá de babosa proporciona:

- Regulariza os índices de glicemia no corpo, sendo ideal para diabéticos;
- Equilibra os níveis de colesterol e triglicérides;
- Atua como anti-inflamatório nos problemas estomacais, como as úlceras e refluxos;
- Auxilia na prisão de ventre por possuir propriedades laxativas;
- Auxilia na perda de peso por ser diurético, eliminando as toxinas do organismo;
- Proporciona aumento de imunidade ao organismo por suas propriedades antiviral e anti-inflamatória, inibindo, inclusive, a multiplicação do vírus HIV;
- Possui propriedades diuréticas, auxiliando no tratamento de problemas renais, como os cálculos e pedras nos rins;
- Suas propriedades analgésica e anti-inflamatória combatem a tendinite e as dores musculares;

- Contém princípios ativos como polissacarídeos e manana acetilada, propriedades anticancerígenas.

Contraindicações

Não deve ser usado internamente para gestantes e em fase de amamentação ou menstruação. Também aqueles com varizes, disenterias, hemorróidas, afecções renais, apendicite, cistite, enterocolite e prostatites não podem usa-la internamente. Pode provocar inflamação dos rins (nefrite – com o abuso da casca) se usada em doses elevadas e contínuas, pois tem um certo grau de toxidade.



Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/babosa.htm

http://magiasefaznacozinha.blogspot.com/2010/03/aloe-vera-babosa.html?m=1

https://tudoela.com/cha-de-babosa/


Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética)  curaverde.fitoenergetica@gmail.com


DEMAIS EPISÓDIOS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF