EPISÓDIO 40
De origem africana, a babosa pertence à família das Liliáceas e é parecida com o cacto. Existem aproximadamente 300 espécies de babosa, mas a Aloe vera é a mais conhecida.
A caraguatá, como também é chamada, é carnosa, firme e quebradiça, recheada com um líquido viscoso e macio. Possui espinhos em suas folhas, as quais podem medir até 50 cm de comprimento. É típica de clima quente e solo bem drenado.
Alguns historiadores consideram que a babosa é o grande segredo de beleza utilizado por Cleópatra, no antigo Egito.
Antigos grupos indígenas mexicanos e da América do Norte utilizavam esta planta para tratamento da pele, cabelos e problemas estomacais.
Fitoenergética
Atua em todos os Chacras e tem Polaridade Yin.
Ativa o campo energético para estimular qualquer tipo de regeneração celular, regenera a pele (antirrugas), cicatriza ferimentos, reduz o cancer de pele, regenera a mente, faz mudanças nos pensamentos do indivíduo.
Restrições quanto à Fitoterapia: não deve ser usada durante a gestação, amamentação ou menstruação.
CHÁ DE BABOSA
As folhas de babosa devem ser mantidas na geladeira depois que forem adquiridas. Para a preparação do chá de babosa primeiramente deverá ser feita a higienização da folha de babosa, não importando a sua origem, se cultivada em casa, ou comprada em feiras livres. Logo após, com uma faca, faça cortes longitudinais na folha e com a ajuda de uma colher extraia sua seiva.
- Chá de babosa com hortelã
Ingredientes
200 ml de água filtrada,
10 folhas frescas de hortelã;
1 colher de chá de seiva de babosa,
Mel para adoçar.
Modo de preparo
Coloque as folhas de hortelã em uma xícara e adicione a água fervente e a seiva de babosa. Deixe descansar por 10 minutos. Adoce com mel e consuma em seguida.
- Chá de babosa com gengibre
Ingredientes
200 ml de água filtrada,
1 folha de babosa,
2 colheres de sobremesa de gengibre ralado,
Mel para adoçar.
Modo de preparo
Higienize muito bem a folha de babosa. Corte-a em pequenos pedaços. Coloque a água para ferver juntamente com as folhas picadas e o gengibre ralado. Após iniciar fervura, desligue o fogo, tampe a panela e deixe repousar por 10 minutos. Passado esse tempo, peneire o chá e adoce com mel. Beba em seguida.
- Chá de babosa com limão
Ingredientes
1 folha de babosa;
2 colheres de sopa de suco de limão,
200 ml de água filtrada,
Mel para adoçar.
Modo de fazer
Extraia a seiva da babosa e coloque juntamente com a água e leve ao fogo para ferver. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione o limão. Deixe descansar 5 minutos, adoce com mel sirva em seguida.
Propriedades medicinais
Externamente é utilizado para tratar feridas, aplicando a seiva sobre o local e cobrindo com uma gaze ou pano de algodão. A aplicação da seiva tem ainda bons resultados para massagens no rosto onde existam borbulhas ou manchas ou outros males de pele.
O chá de babosa, feito com a seiva da babosa ou com suas folhas pode ajudar a curar inúmeros problemas de saúde. Vem sendo consumido para tratar de problemas digestivos como úlceras; por diabéticos, por manter os níveis de açúcar no organismo estáveis; para dores musculares e reumáticas, entre outras.
Fornece ao organismo uma grande fonte de Vitaminas A, C, D, B1 e B2, além de minerais, aminoácidos, polissacarídeos e glicosídeos, fundamentais para mantermos uma boa saúde. Conheça os benefícios que o chá de babosa proporciona:
- Regulariza os índices de glicemia no corpo, sendo ideal para diabéticos;
- Equilibra os níveis de colesterol e triglicérides;
- Atua como anti-inflamatório nos problemas estomacais, como as úlceras e refluxos;
- Auxilia na prisão de ventre por possuir propriedades laxativas;
- Auxilia na perda de peso por ser diurético, eliminando as toxinas do organismo;
- Proporciona aumento de imunidade ao organismo por suas propriedades antiviral e anti-inflamatória, inibindo, inclusive, a multiplicação do vírus HIV;
- Possui propriedades diuréticas, auxiliando no tratamento de problemas renais, como os cálculos e pedras nos rins;
- Suas propriedades analgésica e anti-inflamatória combatem a tendinite e as dores musculares;
- Contém princípios ativos como polissacarídeos e manana acetilada, propriedades anticancerígenas.
Contraindicações
Não deve ser usado internamente para gestantes e em fase de amamentação ou menstruação. Também aqueles com varizes, disenterias, hemorróidas, afecções renais, apendicite, cistite, enterocolite e prostatites não podem usa-la internamente. Pode provocar inflamação dos rins (nefrite – com o abuso da casca) se usada em doses elevadas e contínuas, pois tem um certo grau de toxidade.
Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/babosa.htm
http://magiasefaznacozinha.blogspot.com/2010/03/aloe-vera-babosa.html?m=1
https://tudoela.com/cha-de-babosa/
Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética) curaverde.fitoenergetica@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário