EPISÓDIO 41
Fitoenergética
Atua em todos os Chacras e tem Polaridade Yin.
Elimina o sentimento de rejeição e de ser inoportuno, elimina a baixa autoestima e carência, a dependência afetiva; elimina miasmas do corpo físico; reeduca a alimentação; auxilia para a conclusão das coisas sem desistir no meio.
Casca de Barbatimão |
Como usar
Os Barbatimão pode ser usado para aplicar diretamente na pele ou pode ser usado para preparar chá, usando as folhas e a casca do caule da planta. O chá de Barbatimão pode ser preparado do seguinte modo:
- Considere a medida de 2 colheres de sopa (20 gramas) da casca do barbatimão para cada litro de água filtrada;
- Limpe e seque as cascas previamente;
- Cozinhe a planta em fogo brando durante, aproximadamente 10 minutos;
- Retire o recipiente do fogo e deixe a mistura repousar por 5 minutos;
- Coe e beba o chá de barbatimão na temperatura que achar agradável.
Este chá deve ser bebido ao longo do dia, 3 a 4 vezes por dia.
Também pode ser utilizado em banhos de assento para tratar doenças das partes íntimas.
Propriedades medicinais
As propriedades do Barbatimão incluem uma ação cicatrizante sobre a pele e mucosas, anti-inflamatória, antimicrobiana, antibacteriana, antioxidante, analgésica, anti-hipertensivo, antiparasitária, tônica, desinfetante, antidiabética, diurética e coagulante.
Além disso, o Barbatimão também tem uma ação que para hemorragias, que diminui a sensação da dor, que reduz o inchaço e os hematomas na pele e que ajuda a eliminar toxinas do organismo.
O chá pode ser usado como anti-inflamatório, possuindo enzimas que atuam no combate às infecções. Nas doenças bucais, trata as aftas, gengivite, dor de garganta proveniente de inflamações e estomatite.
Auxilia na recomposição da flora intestinal, nos casos de diarreias causadas por vírus ou por intoxicação alimentar. Alivia os sintomas de cólica intestinal e protege o estômago, nos casos de úlcera, gastrite e refluxo.
Esta planta também é muito utilizada para a saúde da mulher, sendo útil para combater inflamações do útero e ovários, combater hemorragias, gonorreia, além de reduzir o corrimento vaginal.
Contraindicações
O Barbatimão está contraindicado para mulheres grávidas e para mulheres amamentando. Além disso, também está contraindicado para pacientes com problemas graves no estômago, como úlceras ou câncer no estômago.
> O uso das sementes e vagens, não é recomendado por conter substâncias tóxicas. <
O uso contínuo do chá deve ser evitado para não provocar irritações gástricas e intoxicações. Embora utilizado algumas vezes para tratamento de acnes, vale lembrar que a substância, pode causar irritação da pele do rosto em algumas pessoas. A digestão do chá é contraindicado em crianças.
Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.
https://www.tuasaude.com/barbatimao/
https://www.remedio-caseiro.com/barbatimao-para-que-serve/
https://tudoela.com/beneficios-do-barbatimao/
Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética) curaverde.fitoenergetica@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário