EPISÓDIO 42
Também conhecido como sabugueiro-da-europa, sabugueirinho ou sabugueiro-negro, trata-se de uma planta medicinal, bastante utilizada no tratamento de gripes ou resfriados.
Antigamente e em diversas culturas encontrava-se relacionado ao feminino e às bruxas. A sua ligação direta com o feminino, com as fadas, e com as deusas fizeram com que este arbusto seja chamado de "a árvore das bruxas".
O sabugueiro pode ser encontrado à venda em algumas feiras livres, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.
Chá de sabugueiro
As partes utilizadas desta planta são as suas flores, folhas e parte interna do caule. Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo sabugueiro, basta preparar o seu chá.
– 1 colher (de sopa) de flores secas de sabugueiro;
– 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Adicione uma colher de sopa de flores secas de sabugueiro em uma xícara de água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Coe e tome no máximo três xícaras deste chá ao dia.
Fitoenergética
Atua principalmente no segundo chakra e tem polaridade Yang.
Ajuda a entender o que está fazendo errado em qualquer tipo de relacionamento; aumenta a espontaneidade de sentimentos; estimula a vontade de fazer amizades e cultivar os amigos, a sociabilidade e a criação de bons ciclos de amizade.
Restrições quanto à Fitoterapia: evitar uso em excesso e em altas concentrações.
Propriedades medicinais
Fonte de nutrientes;
Ação antioxidante;
Combate ao envelhecimento;
Fortalecimento do sistema imunológico;
Contribui com o tratamento de diversas condições como: gripe, resfriado, febre, tosse, rinite, problemas respiratórios, feridas, abcessos (bolsa de pus que se acumula em tecidos, órgãos ou espaços do corpo), problemas renais, hemorroidas, espasmos, litíase urinária (formação de cálculos no sistema urinário), nefrite (inflamação no rim), queimaduras, acúmulo de ácido úrico e reumatismo.
Combate ao inchaço (entretanto, é importante não exagerar no seu consumo e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e sofrer o risco de ter uma desidratação).
Ação cicatrizante;
Efeito depurativo no organismo;
Ação laxativa aliviando a prisão de ventre;
Dotado de propriedades antibacterianas e antivirais;
Diminui a artrite, as flores do sabugueiro podem colaborar com a diminuição do inchaço e dar dores na articulação que surgem em decorrência da artrite;
O sabugueiro ainda é dotado de propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.
Contraindicações
Os efeitos colaterais do sabugueiro podem incluir reações alérgicas. Os seus frutos são tóxicos e não devem ser consumidos. O sabugueiro é contraindicado para grávidas e lactantes. eve ser evitado antes e imediatamente depois de se submeter à realização de um procedimento cirúrgico.
Restrições quanto à Fitoterapia: evitar uso em excesso e em altas concentrações.
Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.
https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-sabugueiro-serve-para-tosse-e-muito-mais/
https://www.mundoboaforma.com.br/cha-de-sabugueiro-para-que-serve-como-fazer-e-beneficios/
https://asenhoradomonte.com/2014/01/30/propriedades-e-indicacoes-terapeuticas-sabugueiro/
Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética) curaverde.fitoenergetica@gmail.com
DEMAIS EPISÓDIOS AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário