background

17 de setembro de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 42 - SABUGUEIRO



EPISÓDIO 42

O episódio de hoje é sobre o Sabugueirode nome científico Sambucus nigra, é uma espécie arbustiva pertencente ao gênero Sambucus da família Adoxaceae, sendo naturalmente distribuída na Europa, Ásia, e Norte da África e, atualmente, encontra-se naturalizada em diversas zonas temperadas e subtropicais, incluindo algumas regiões do Brasil. Pode medir de 2 a 4 metros e possui pequenas flores de cor branca e perfume agradável.

Também conhecido como sabugueiro-da-europa, sabugueirinho ou sabugueiro-negro, trata-se de uma planta medicinal, bastante utilizada no tratamento de gripes ou resfriados.

Antigamente e em diversas culturas encontrava-se relacionado ao feminino e às bruxas. A sua ligação direta com o feminino, com as fadas, e com as deusas fizeram com que este arbusto seja chamado de "a árvore das bruxas".

O sabugueiro pode ser encontrado à venda em algumas feiras livres, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.



Chá de sabugueiro

As partes utilizadas desta planta são as suas flores, folhas e parte interna do caule. Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo sabugueiro, basta preparar o seu chá. 

– 1 colher (de sopa) de flores secas de sabugueiro;
– 1 xícara de água.

Modo de preparo:


Adicione uma colher de sopa de flores secas de sabugueiro em uma xícara de água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Coe e tome no máximo três xícaras deste chá ao dia.


Fitoenergética

A Planta utilizada na Fitoenergética é a Sambucus australis

Atua principalmente no segundo chakra e tem polaridade Yang. 

Ajuda a entender o que está fazendo errado em qualquer tipo de relacionamento; aumenta a espontaneidade de sentimentos; estimula a vontade de fazer amizades e cultivar os amigos, a sociabilidade e a criação de bons ciclos de amizade. 


Restrições quanto à Fitoterapia: evitar uso em excesso e em altas concentrações.

Propriedades medicinais

Alguns benefícios são: 

Fonte de nutrientes;

Ação antioxidante;

Combate ao envelhecimento;

Fortalecimento do sistema imunológico;

Contribui com o tratamento de diversas condições como: gripe, resfriado, febre, tosse, rinite, problemas respiratórios, feridas, abcessos (bolsa de pus que se acumula em tecidos, órgãos ou espaços do corpo), problemas renais, hemorroidas, espasmos, litíase urinária (formação de cálculos no sistema urinário), nefrite (inflamação no rim), queimaduras, acúmulo de ácido úrico e reumatismo.

Combate ao inchaço (entretanto, é importante não exagerar no seu consumo e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e sofrer o risco de ter uma desidratação).

Ação cicatrizante;

Efeito depurativo no organismo;

Ação laxativa aliviando a prisão de ventre;

Dotado de propriedades antibacterianas e antivirais;

Diminui a artrite, as flores do sabugueiro podem colaborar com a diminuição do inchaço e dar dores na articulação que surgem em decorrência da artrite;

O sabugueiro ainda é dotado de propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.



Contraindicações

Os efeitos colaterais do sabugueiro podem incluir reações alérgicas. Os seus frutos são tóxicos e não devem ser consumidos. O sabugueiro é contraindicado para grávidas e lactantes. eve ser evitado antes e imediatamente depois de se submeter à realização de um procedimento cirúrgico.

Restrições quanto à Fitoterapia: evitar uso em excesso e em altas concentrações. 


Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-sabugueiro-serve-para-tosse-e-muito-mais/

https://www.mundoboaforma.com.br/cha-de-sabugueiro-para-que-serve-como-fazer-e-beneficios/

https://asenhoradomonte.com/2014/01/30/propriedades-e-indicacoes-terapeuticas-sabugueiro/

Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética)  curaverde.fitoenergetica@gmail.com


DEMAIS EPISÓDIOS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF