background

8 de fevereiro de 2019

IMPORTÂNCIA DAS HORTAS DOMÉSTICAS



Você já parou para pensar nas vantagens de ter uma horta em casa?

Para muitas famílias, as hortas domésticas são tradição e certamente nunca perderam a importância. Para outras, entretanto, elas acabaram perdendo espaço a partir da evolução econômica da sociedade. A razão para isso passa pelos movimentos de migração para a área urbana, somada ao maior número de pessoas trabalhando fora de casa e à ampliação da oferta de alimentos industrializados, que acabaram se tornando uma opção tentadora para aqueles que dispõem de pouco tempo livre.

Mas, como a sociedade está em constante mudança e revendo conceitos, as hortas domésticas parecem estar retomando sua importância. A afirmação é possível na medida em que tem crescido a conscientização da população sobre os benefícios de se ter um espaço destinado ao cultivo de plantas em casa. Por isso, perguntamos: você já parou para refletir sobre sua rotina e alimentação? Não? Então, nós vamos mostrar a você porque ter uma horta doméstica pode ser uma ótima ideia.


As hortas como fonte de qualidade de vida

Além de facilitarem o acesso da população a alimentos, as hortas domésticas confirmam sua importância na medida em que apontam na direção do desejo de consumir produtos de maior qualidade e procedência garantida. Aliás, é crescente a preocupação da população em adotar hábitos saudáveis e ter qualidade de vida, principalmente como forma de viver mais e melhor.


Com uma horta em casa, as pessoas têm a possibilidade de melhorar a alimentação, recuperar a satisfação de produzir seus próprios alimentos, além de terem uma atividade física e de lazer. Aliás, vale destacar, a instalação e manutenção de hortas domésticas são democráticas, podendo abranger todos os membros da família e, assim, propiciar uma ocupação física saudável para todas as idades.

Horta em casa é garantia de procedência 
Por mais produtos de origem vegetal no prato

A importância das hortas não se dá apenas pelos benefícios em nível pessoal ou familiar, mas também em nível de humanidade, uma vez que nossos atos refletem sobre a sociedade como um todo. Nesse sentido, mudanças na alimentação têm sido apontadas como uma das medidas mais significativas para diminuir os impactos da ação humana sobre a Terra.

Diminuir ou parar o consumo de carne é essencial para a evolução da Humanidade como um todo.

A criação de bovinos, em particular, é apontada como responsável pelo aumento dos gases-estufa na atmosfera, agravando o problema do aquecimento global. Além disso, a prática está relacionada à expansão agropastoril (desmatamentos) sobre florestas, uma vez que parte considerável dos grãos produzidos pelo homem vira ração e não alimento humano.

Visando à redução dos impactos sobre o meio ambiente, a recomendação trazida por diferentes estudos divulgados pela imprensa aponta na direção de privilegiar uma dieta baseada em produtos de origem vegetal. 

Para a obtenção de resultados satisfatórios ao planeta, entretanto, seria necessária uma mudança radicalmente nos hábitos alimentares da maioria da população. Assim, para fazer a sua parte, que tal começar justamente pela busca de uma maior presença dos vegetais à sua mesa? Monte sua horta e contribua para si e o planeta.

(Eu, Leony, acrescento que a Natureza Vegetal já nos oferece tudo de que precisamos consideravelmente e em abundância, tudo o que for falado ao contrário disso é apenas para manter um velho sistema em circulação, mas está na hora de quebrar com velhos paradigmas e crenças, desconstruindo esse costume tão enraizado na humanidade, quando a maioria fizer isso, veremos um salto quântico e muitas mudanças positivas a toda a humanidade, sempre no caminho da evolução e do amor).

Mais Amor por favor!


Fonte da matéria: http://blog.plantei.com.br/ 
por Alan Faleiro

Indicação de matéria complementar:  



*******

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF