background

9 de agosto de 2017

10 ÁRVORES E PLANTAS DE PEQUENO PORTE PARA TER EM CALÇADAS


Ipê Amarelo - Iracemápolis, SP

"Árvores e plantas são itens mais do que necessários nas ruas e avenidas de nossas cidades. Ambas possuem um importantíssimo papel no equilíbrio térmico além de claro, embelezarem e muito o local. Elas colaboram com a redução drástica da poluição, tanto sonora quanto do ar e ainda fornecem sombra, refúgio e alimento para diversos tipos de aves.

Quem pensa que os benefícios param por aí se engana. Há também a produção de oxigênio, proteção contra ventos, fixação de carbono, entre outros fatores. No entanto, a escolha da espécie correta é de extrema importância.

Se você deseja realizar o plantio de uma árvore em sua calçada, o primeiro e mais importante passo é procurar a prefeitura pois a grande maioria delas possui um plano de arborização urbana, que contam com espécies de árvores indicadas por profissionais capacitados. Provavelmente você poderá solicitar o plantio à prefeitura, ou até buscar as mudas você mesmo no viveiro municipal. Porém, é muito importante que você preste atenção na escolha da muda e a realize de forma cautelosa. O plantio da árvore errada poderá provocar muita dor de cabeça e confusão no futuro, como por exemplo: tubulações de água e esgoto estourados; calçadas levantadas; galhos que ameaçam cair a qualquer instante; problemas sérios na rede elétrica; ramos espinhentos que podem machucar pedestres; frutos pesados que podem cair sobre carros… Entre muitos outros problemas extremamente desagradáveis e perigosos. E pior de tudo é que geralmente você não poderá fazer muita coisa.

Na grande maioria das vezes a poda ou corte é permitida apenas à prefeitura e companhia elétrica da cidade. Caso realize o corte sem uma autorização válida, isso poderá lhe render multas pesadíssimas e, dependendo da espécie, ser considerado até mesmo crime ambiental. Para realizar esse tipo de trabalho, será necessário que você solicite o serviço e aguarde a aprovação. Por isso, escolha atentamente a espécie.
Árvores são maravilhosas e para além de toda a vida.

Montamos uma pequena lista com algumas espécies que são indicadas para o plantio em calçadas (a depender da cidade).
As espécies que alcançam até 10 metros geralmente são boas para calçadas com fiação elétrica. Já as maiores, podem ser plantadas em calçadas sem fiação. Confira!"

Ácer – Acer palmatum


Essa espécie é mais indicada para regiões serranas. Ela apresenta pequeno porte, atingindo até 8 metros de altura e suas folhas variam conforme as estações.


Escova-de-garrafa – Callistemon spp

São árvores de pequeno porte, nativas da Austrália. São muito resistentes à secas e possuem uma floração exuberante e atrativa.


Eritrina-verde-amarela – Erythrina variegata

Essa linda árvore tropical possui florescimento ornamental e uma folhagem espetacular. Pode ser conduzida como arbusto ou arvoreta mas se não tratada na poda, alcança até 12 metros.


Árvore-da-china – Koelreuteria bipinnata

A beleza dessa árvore é simplesmente incrível. Floresce no outono, despontando inflorescências eretas com flores amarelas, que em seguida são tomados por frutos papiráceos e duráveis, de cor salmão. É uma espécie para clima subtropical e atinge até 12 metros. Por tal motivo, são indicadas para calçadas sem fiação.


Resedá – Lagerstroemia indica

Essa arvoreta é amplamente utilizada na arborização urbana. O seu florescimento é esplendoroso e apaixonante. É uma espécie decídua e tolerante a podas radicais. Atinge até 8 metros de altura.


Magnólia – Magnolia spp

As magnólias são extremamente belas e perfumadas. Muito interessantes para arborização urbante devido seu pequeno porte. São plantas próprias para o clima subtropical e temperado e alcançam de 5 a 10 metros de altura.


Pau-fava – Senna macranthera

Essa árvore nativa e de pequeno porte é uma boa aposta na arborização urbana, pois possui floração ornamental de aspecto elegante. Atinge até 8 metros de altura.


Manacá-da-serra-anão – Tibouchina mutabilis

Esta é uma belíssima arvoreta em que é possível admirar e se apaixonar por suas flores em três cores diferentes simultaneamente: branca, rosa e roxa, de acordo com a idade da flor. Atinge até 6 metros de altura. Ideal para o plantio na cidade.


Ipê-de-jardim – Tecoma stans

Arvoreta linda de floração exuberante e ideal para calçadas. Sua florada é amarela e duradoura. Atinge até 7 metros de altura. Sua floração aparece entre os meses de janeiro e maio.


Alfeneiro – Ligustrum lucidum

Essa é uma das espécies mais cultivadas na arborização urbana do Sul do Brasil. A espécie oferece boa sombra. No entanto, a floração de muitos exemplares ao mesmo tempo pode intensificar radicalmente os casos de alergia à pólen.


-------

É possível também usar uma variedade de coníferas, que apesar do formato (geralmente cônico a colunar) são escolhas bem interessantes para uso em calçadas largas.

As palmeiras (com exceção óbvia das espinhentas e as de porte gigante) são muito indicadas e utilizadas para ornamentar ruas e avenidas.

A diversidade de árvores que podem ser utilizada para essa finalidade é enorme e você pode acabar gostando justamente de espécies que viu em algum lugar.

As principais características que uma árvore para arborização urbana deve ter são:

- Não ser invasora
- Não ser tóxica
- Não possuir espinhos
- Não ter frutos ou flores grandes
- Não possuir raízes superficiais ou agressivas
- Não possuir madeira frágil, suscetível à quebra ou ataque de cupins (evite árvores de crescimento rápido)
- Não ser de grande porte (acima de 20 metros de altura)

Surgiu a empolgação para o plantio por aí? Então bora colorir a rua!

Fonte: https://blog.plantei.com.br


Bênçãos!
Namastê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF