background

28 de agosto de 2017

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 17 - FUNCHO



EPISÓDIO 17

O episódio de hoje está sendo dedicado a uma planta muito querida e que pouco sabemos, o Funcho, é uma planta medicinal que produz sementes conhecidas como Erva-doce, seu nome científico é Foeniculum vulgare e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou em algumas feiras livres.

O chá de funcho, que também é chamado de anis, erva doce, maratro, etc; é largamente utilizado na perfumaria, na culinária e como aromatizante. É extremamente aromático e possui propriedades muito benéficas ao nosso organismo de modo geral.


A planta é originária do Mediterrâneo, mas é cultivada em várias regiões de clima temperado ou subtropical. No Brasil, é uma das ervas mais utilizadas, seja em chás ou na indústria cosmética.


As sementes de funcho, costumam ser usadas em chás para combater os gases intestinais e muita gente o oferece para bebês e crianças pequenas.


Chá de funcho: Colocar 1 colher de sementes de funcho em uma xícara de água fervente, tampar, deixe amornar, coar e beber a seguir. Tomar entre 3 a 5 vezes ao dia.

Fitoenergética


Promove o otimismo, a motivação, a vontade; aumenta a coragem; diminui a ansiedade; gera dinamismo; ajuda a saber organizar suas prioridades.

Por diminuir a ansiedade, quando utilizado antes de dormir, induz a uma leve sonolência.

CHÁ E SUA FUNÇÃO FITOENERGÉTICA

É a função do chá relacionada ao poder oculto, ou à energia sutil da planta que atua na alma humana, no campo dos pensamentos, sentimentos, emoções e até no campo espiritual.

Para usar a Fitoenergética, você também precisa saber combinar as plantas de acordo com as suas faixas de frequência e montar um composto com a polaridade correta. Contudo, uma simples oração no momento do preparo já será suficiente para que a fitoenergia seja ativada.

A outra grande vantagem é que, se você usar exatamente como o método da Fitoenergética recomenda, você não terá qualquer tipo de contraindicação e poderá usá-la associada a qualquer outro tipo de tratamento que você ou alguém que você queira ajudar esteja recebendo.

Funcho em Flor

Propriedades Medicinais

Ele é apropriado para tratar indigestão e estimular o apetite e as sementes também podem ser usadas em infusões para combater a tosse e afrouxar o catarro da garganta.

Antiespasmódico;
Estimulante;
Relaxante;
Vermífugo;
Antirreumático;
Relaxante muscular;
Evita flatulência;
Ajuda a melhorar a prisão de ventre;
Previne mau hálito.


A planta ainda apresenta em sua composição: vitaminas A, B e C, água, glúcidos, fibras, sódio, ferro, potássio, cálcio, zinco e cobre. Na indústria cosmética, a conhecida erva doce tem sua suave e delicada fragrância utilizada em diversos produtos, como sabonetes, cremes para mãos, corpo e também em xampus e até desodorantes. Suas muitas propriedades e vitaminas, fazem dessa erva medicinal uma das preferidas para tratamentos de cabelos e pele.

Contraindicações


O Funcho pode provocar algumas reações alérgicas.

Está contraindicado durante a gravidez e lactação, assim como em crianças com menos de 5 anos e pacientes com hipertireoidismo.


Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

http://www.luzdaserra.com.br/cha-de-erva-doce-poderes-ocultos-e-funcao-fitoenergetica

https://www.tuasaude.com/funcho/

https://www.remedio-caseiro.com/beneficios-do-cha-de-funcho/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF