background

22 de junho de 2018

ESSÊNCIAS FLORAIS - O QUE SÃO E COMO UTILIZAR ?



"Essências florais trabalham emoções e ajudam a restaurar o equilíbrio"

O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções. Podemos buscar a ajuda dessa terapia para lidar com sentimentos que estão em conflito, que negamos ou que temos que modificar, como a insatisfação, a incerteza, insegurança, a raiva, entre outros. A terapia floral utiliza-se de compostos energéticos chamados essências florais. Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções.


Essa relação se faz de acordo com as características afins entre a flor da qual é produzido o floral e a pessoa. Por exemplo, se um sentimento de falta de confiança em si mesmo, nas suas capacidades e habilidades esteja sendo um obstáculo para uma pessoa no momento, o “Larch” dos Florais de Bach poderia ajudar a dissipar esse negativo e mostrar a real capacidade que há dentro dela. O floral não irá “colocar” nada que falta na pessoa, mas, sim, ressoar a característica que já está lá.



VEJO FLORES EM VOCÊ

Na essência da flor não temos desequilíbrio. O terapeuta holístico ou terapeuta floral está capacitado a enxergar as flores em você! Dessa forma, ele busca nas essências ferramentas para ajudar no processo de mudança e transformação dessas emoções negativas em neutras – e depois em positivas.

Desenvolvida por Edward Bach, as essências florais de Bach compõem uma terapia alternativa que foi inspirada nas clássicas tradições homeopáticas. Atualmente temos vários outros sistemas florais, como os Florais de Minas e Florais Brasileiros, cada um com suas flores, mas seguindo os mesmo princípios.

Para o Dr. Bach, a personalidade da pessoa devia ser tratada, não a doença. A doença seria o resultado do conflito da alma (Eu Superior – a parte mais perfeita do Ser) e da personalidade (Eu Inferior – o que nós somos, no nosso dia a dia). Ele dizia: “O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar”.

Não tem efeitos colaterais, nem contra indicações. A terapia floral é uma terapia complementar, ou seja, pode ser seguida em conjunto com outros tratamentos, sejam eles alopáticos, homeopáticos ou holísticos.

Não existe uma idade mínima para recomendação de florais, mas temos o cuidado de pedir para diluir em água para bebês e crianças pequenas, assim como para gestantes e mães amamentando.


Texto de: Simone Kobayashi  http://www.simonekobayashi.com/

--------------------------------

O QUE, NA PRÁTICA, A TERAPIA FLORAL PODE FAZER?

Clique aqui para ver o vídeo.

"A Cura através das Essências Florais"

por Thais Accioly


Podemos dizer que as essências florais nutrem a alma, fortalecendo a vontade espiritual e estabelecendo um novo centro ou eixo de equilíbrio na relação alma e personalidade, e é quando sentimos que somos mais aptos para usar ou desenvolver talentos, dons, potenciais e virtudes que estavam inoperantes ou adormecidos em nossa essência espiritual, trazendo-os para nossa vivência diária.

A cura oferecida pelas essências florais não é semelhante à dos remédios ou tratamentos alopáticos, mesmo porque os florais não são remédios, não têm contra indicação ou efeitos colaterais, e não substituem os tratamentos médicos, uma vez que sua ação não é diretamente no corpo físico mas em nossa mente e emoção, agindo em nós através de nossos campos de consciência, de nossos campos sutis de energia, estimulando nossa saúde.

A terapia floral assim, muitas vezes, é complementar aos tratamentos médicos, psicológicos, psiquiátricos, fisioterápicos, fonoaudiológicos, ou outros, reforçando e estimulando a cura possível e outras vezes, como as essências florais têm qualidades de cura singulares, é um recurso terapêutico a ser usado de forma única.

Além dos Florais de Bach, criados e preparados na Inglaterra pela primeira vez pelo
Dr. Edward Bach entre os anos de 1930 e 1936, existem hoje essências florais sendo preparadas em diversos lugares do mundo.

Existem essências florais da Califórnia-FES (EUA), do Alaska (EUA), das Bush Flower Essences (Austrália), da Living Essences (Austrália), do Sistema Filhas de Gaia (Brasil), da Holanda, do Deserto Alquemy (EUA), entre muitos outros e cada sistema de florais têm suas características peculiares de cura devido ao ecossistema de onde provém.

As essências florais vêm sendo comumente usadas:

– quando há questões, relacionadas à feminilidade, a serem cuidadas: TPM, cólicas menstruais, distúrbios da sexualidade ou da menopausa, relações afetivas, problemas decorrentes das diversas funções simultâneas que a mulher assume na sociedade (esposa/ mãe/dona de casa x solicitações profissionais), capacidade intuitiva, razão x sensibilidade, etc..;

– quando há questões, relacionadas à masculinidade, a serem cuidadas: equilíbrio da objetividade e do raciocínio lógico com a sensibilidade, equilíbrio da agressividade, relações familiares, questões emocionais, afetivas e profissionais, distúrbios da sexualidade, etc..;

– em fases de mudanças ou de transformação pessoal onde são necessárias força e disposição, como por exemplo no período da adolescência; aposentadoria; mudança de cidade, de casa, de emprego, de escola; na fase de escolha da profissão ou no período pré-vestibular; término de relacionamento afetivo; em tempos de luto e de perdas etc..;

– quando queremos empreender mudanças pessoais ou profissionais em nossas vidas;

– sempre que se queira desenvolver novas virtudes e habilidades necessárias para lidar com os desafios da vida, para aceita-los ou transcende-los ;

– por aqueles que desejam romper com crenças, atitudes e padrões que limitam o seu viver bem, em harmonia e em equilíbrio;

– para momentos de exaustão e cansaço;

– em tempos de stress, dúvidas ou inseguranças;

– para distúrbios da auto estima;

– para cuidar de quem cuida de criança pequena, de idoso, de alguém doente ou convalescente;

– para auxiliar os que sofrem de melancolia, tristeza, depressão ou solidão;

– por aqueles que sentem medo ou ansiedade;

– para os que se sentem desencorajados, desesperançados, pessimistas, sem entusiasmo ou desmotivados;

– para favorecer o auto conhecimento e o desenvolvimento dos potenciais interiores;

– para os que querem melhorar sua comunicação verbal, gestual ou escrita;

– para os que querem ampliar a criatividade ou o uso da intuição;

– quando se está preso a traumas, choques, sustos do passado recente ou remoto;

– para os que carregam mágoas, raivas e ressentimentos e desejam se sentir livres dessas amarras emocionais;

– para o período da gravidez e no pós-parto, sendo usadas também comumente no período anterior à gravidez ajudando a preparar futuras mães e pais;

– para distúrbios de aprendizagem, atenção, concentração e foco;

– para melhorar a relação entre pais e filhos, entre irmãos, e entre familiares de forma geral;

– para as questões inerentes à maternidade e à paternidade;

– entre tantas outras possibilidades.

As Essências Florais podem ser usadas por crianças, adultos ou idosos, sem restrições e também individualmente ou em grupos.

Quando usadas individualmente escolhe-se uma única essência floral ou diversas essências florais que vão compor uma fórmula para ser usada naquele momento, por aquela pessoa, permitindo que as vibrações sutis da natureza, contidas nas essências florais, ofereçam a possibilidade de se alterar a forma como se está respondendo às solicitações da vida, ampliando a consciência e a disposição para o aprendizado relacionado a si mesmo e à vida, fortalecendo a capacidade de enfrentamento e transformação, ajudando a dissipar conflitos internos e a ganhar mais espontaneidade e autenticidade, gerando bem estar, mais equilíbrio, paz interior e desenvolvimento pessoal.

Quando trabalhamos com grupos, podemos usar uma única fórmula para todos os integrantes, sendo comum, utilizarmos os sprays para ambiente, associados aos óleos essências (aromaterapia), em muitos casos, por exemplo para:
– Famílias: despertando a fraternidade e uma comunicação mais harmoniosa; criando um ambiente protegido onde todos possam relaxar.

– Salas de aula: facilitando a alegria da aprendizagem; o foco e a concentração; disciplina e ordem; harmonia na comunicação; estimulando a criatividade; aliviando o stress em épocas de provas, exames, vestibulares ou ainda o stress das pequenas crianças em fase de adaptação escolar;

– Equipes de trabalho: otimizando a comunicação; estimulando a percepção do papel de cada um dentro do grupo; fortalecendo o sentimento de cooperação visando a harmonia da equipe; foco; disciplina; criatividade; ajuda a rever os paradigmas e crenças limitadores a respeito da prosperidade e abundância; auxilia o despertar da clareza dos objetivos de trabalho;

– Casais: favorecendo a comunicação amorosa e delicada; fortalecendo laços de afeto; criando a possibilidade de maior equilíbrio emocional para o relacionamento íntimo; ajudando a preparar o ambiente de forma aconchegante para a intimidade;

– Reuniões festivas: preparando o ambiente de forma acolhedora e alegre; ampliando o sentimento de fraternidade.

As essências florais podem ser usadas de diferentes formas:
– Tomadas do frasco de vidro de 30 ml, onde elas são diluídas em água e conservante, geralmente 4 gotas 4 vezes ao dia ou ingeridas diretamente do frasco de concentrado normalmente 2 gotas sempre que necessário.

– Vaporizadas no ambiente, através de um vidro de spray.

– Usadas topicamente, misturadas em loções, cremes, pomadas ou diretamente na pele.

– Usadas em banhos.

– Misturadas à água, suco, chá ou alimento a ser ingerido.

As essências florais podem ser indicadas por um Terapeuta Floral ou auto-indicadas.

A auto-indicação segue o princípio norteador do “cura-te a ti mesmo” que é parte da filosofia de cura do Dr. Edward Bach, médico inglês que desenvolveu o primeiro sistema de essências florais. Dr. Bach entendia que todo ser humano tem o poder de cura, porque todos somos criaturas de Deus, com imenso potencial de amor, simpatia e compaixão pelos que nos cercam e por nós mesmos. E por essa razão podemos escolher para nós e para aqueles a quem amamos as essências florais necessárias capazes de ajudar um processo de cura (Os remédios florais do Dr. Bach – Ed. Pensamento), desde que:
– estejamos envolvidos em um processo de auto conhecimento;
– busquemos um contato com nosso manancial interno de amor, compaixão e simpatia,
– estudemos sobre o uso e ação das essências florais.

O auxílio do Terapeuta Floral é interessante naqueles momentos em que não nos sentimos suficientemente confiantes para escolher para nós mesmos as essências de que mais necessitamos e isto pode ocorrer sempre que não correspondemos às condições básicas citadas acima; quando gostaríamos de percorrer uma jornada de cura acompanhados pelo auxílio deste profissional ou quando não estamos tendo clareza sobre nosso próprio processo de cura, algo comum quando temos problemas crônicos ou em fases de choque, susto ou trauma provocados por mudanças ou acontecimentos drásticos e inesperados.

A cura oferecida pelas essências florais é, acima de tudo, a de nos ajudar a lembrar de quem verdadeiramente somos e da força interior que temos para superar, aceitar, suportar ou transcender os sofrimentos e desafios pessoais e da vida, de forma simples, natural, real, reconectando-nos com a Natureza para que nos transformemos na melhor versão possível de nós mesmos, e possamos, no nosso ritmo pessoal, ir corrigindo defeitos e deslizes de caráter e desenvolvendo virtudes, valores éticos, dons e potenciais inerentes à nossa Natureza Divina.

*******

Informações específicas sobre os Florais de Bach Aqui.

*******

Fonte: https://www.personare.com.br/como-funciona-a-terapia-com-florais-m846

Texto de Thais Accioly: http://thaisaccioly.com.br/2012/04/16/a-terapia-floral/

Mais sobre a Thais e formas de contato aqui: http://thaisaccioly.com.br/category/thais-accioly/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF