EPISÓDIO 35
Símbolo da amizade e da fidelidade, é considerada uma árvore sagrada pelas antigas civilizações, que lhe reconheciam qualidades protetoras (afastava o relâmpago e curava quem a tocasse), bem como pela sua longevidade e perfume.
Na antiga Grécia e entre os povos eslavos era a residência da deusa do amor, e na Irlanda diz-se que aquele que adormecer debaixo de uma árvore destas será transportado para a terra das fadas.
Frequentemente plantada em locais de peregrinação ou junto às igrejas, e também em jardins e alamedas.
Conhecem-se para cima de 30 variedades algumas delas híbridas, mas as propriedades e partes utilizadas são as mesmas em todas as espécies. As flores e brácteas devem ser colhidas mal comece a floração e secas a baixa temperatura, sendo amplamente usadas em infusões calmantes.
Fitoenergética
Atua principalmente no 7º chakra e tem polaridade Yin.
Elimina tonturas, vertigens, labirintite. Ajuda a saber que rumo tomar em sua vida espiritual, ter uma orientação espiritual a seguir.
Tarot Fitoenergética |
Adicione 2 colheres de sopa da erva picada para cada litro de água e leve a mistura ao fogo. Desligue-o quando a água começar a ferver e deixe a mistura abafada em repouso por um tempo de apenas 10 minutos. Coe bem antes de beber e adoce com mel se preferir. É indicado o consumo de 2 a 3 xícaras ao dia.
Propriedades medicinais
A flor de tília é indicada para relaxar a musculatura do aparelho digestivo, o chá é indicado em casos de problemas gastrointestinais como desconfortos, inflamações e problemas da vesícula biliar. A tília é indicada ainda para tratamento de dores de cabeça e quadros leves à médios de depressão graças as suas propriedades calmantes e relaxantes, podendo atuar como revigorante em casos de cansaço físico ou mental. Para quem está com problemas de transpiração o consumo do chá de tília pode ser uma boa indicação. A febre também pode recuar diante do uso do chá.
É ainda útil no alívio de dores de cabeça e insônias. Combate a arteriosclerose, a tosse, a bronquite, digestões difíceis e cólicas gastrointestinais. A casca emprega-se nas infecções hepático-biliares e no combate à celulite.
- Adstringente;
- Antiespasmódica;
- Antidepressiva;
- Calmante;
- Analgésica;
- Expectorante;
- Revigorante;
- Febrífugo;
- Diaforético.
Contraindicações
O consumo da tília é contraindicado para mulheres gestantes ou em período de amamentação, ou por usuários de medicação para tratamento de problemas crônicos. A qualquer reação alérgica seu consumo deve ser suspenso imediatamente. É importante lembrar que qualquer tratamento fitoterápico deve ser acompanhado por um especialista capacitado.
Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.
http://obaudahistoria.blogspot.com/2010/11/tilia-i.html
https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-tilia-conheca-seus-beneficios-para-saude/
Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética) curaverde.fitoenergetica@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário