background

11 de dezembro de 2018

FORÇAS E SERES DA NATUREZA - ELEMENTAIS E UMBANDA



Queridos, saudações! O que trago nesta postagem é apenas um pouco de informações sobre os seres da Natureza Elementais na visão Umbandista, sendo ainda mais necessário um aprofundamento em estudos e práticas para quem desejar me acompanhar nesta caminhada. O que trazemos é a ponta de um "iceberg", e se você ressoar com as informações aqui deste espaço, que ótimo, caso contrário apenas siga seu caminho, sempre na Luz e no Amor, e acompanhe o que sentir em seu coração.

Após essa introdução, inicio com a Umbanda Cristã e Ancestral, sendo consolidada pelo Caboclo Ventania, onde o dirigente Pai Jota da Tenda de Umbanda Caboclo Ventania nos diz:

"Aqui na Tenda trabalhamos com uma energia pura, de pontos de natureza, que re-significa os Orixás dentro da Umbanda Cristã e Ancestral, ou seja, são seres/energias que estão ligados a pontos de força."

Pai Jota complementa dizendo:

"Algumas vertentes da Umbanda, como a Umbanda Sagrada, e outras vertentes esotéricas, trabalham mais com esses aspectos que envolve os 'elementares' ou seres naturais. Eu os vejo como VIBRAÇÕES PURAS, ligados a Natureza, aos Orixás. Um exemplo, quando vamos ao mar, ali tem uma energia pura a qual chamamos 'Iemanjá', nada mais é do que uma energia de Deus, que está ali com um nome, com uma determinada força, uma energia que limpa e purifica, etc; é uma visão, e trabalhamos nesse sentido, com energias puras."


Tenda de Umbanda Caboclo Ventania: https://www.facebook.com/tucventania

Organização Cultural Giramundo: https://www.facebook.com/giramundo4

Fraternidade do Vento: https://www.facebook.com/fratovento



------------

ESPÍRITOS ELEMENTAIS E AS DESCARGAS ENERGÉTICAS NA MAGIA DE UMBANDA

Falando em elementais (espíritos da natureza), eles habitam o mundo etérico, e são matéria, não física como compreendemos, mas com densidade atômica material. Estes irmãozinhos não passam por portas e janelas fechadas, tal qual os fios vibratórios que movimentam as moléculas do ar em níveis mais eterizados, mas ainda materializados. Na Umbanda, especialmente na magia dos pretos velhos quimbandeiros, os elementais são indispensáveis para as descargas energéticas, ao adequado manejo dos fluídos deletérios, preservando-se o corpo mediúnico de repercussões vibratórias enfermiças. A maior parte do que as entidades "desmancham”, ao final de uma sessão de caridade, precisa retornar para a natureza, para aí sim ser transformada de fato. Em verdade, existe um processo de recomposição e decantação vibracional, pois nada se perde, tudo se transforma quando manejamos energias. Os espíritos mentores não conseguem desintegrar diretamente certos fluídos densos, pois seus perispíritos são mais sutis, assim necessitando dos sítios vibracionais junto a natureza. Estes pontos de força "pertencem" aos Orixás.

É fundamental à Magia de Umbanda, a destreza no manejo energético para um terreiro ter a "força" da natureza , seja para atrair como para descarregar energias.

Norberto Peixoto


No vídeo abaixo ele fala mais sobre isso:



Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/norbertopeixoto7

------------

Elementais, elementos e energia, seres espirituais da natureza.

Vemos nos mitos, lendas e estórias contadas no mundo todo, por povos antigos e mesmo atuais de algumas regiões do oriente, continente africano, países andinos e inclusive em nosso país, por habitantes de matas, florestas, serrados e chapadas, a atuação de energias, seres espirituais da natureza, que guardam e protegem a vida e os campos naturais existentes. Alguns povos, como os Celtas na antiguidade e como em algumas culturas orientais, africanas, indígenas e caboclas, quase extintas, ainda nos dias de hoje, fazem oferendas a eles como forma de agradecimento pela guarda e defesa da natureza e seus recursos.

Esses seres são criaturas divinas que estão presentes na natureza, que fazem parte dela, agindo em todos os campos de forças naturais, no ar, na água, no fogo, na mata e na terra, transmitindo e potencializando suas energias nos processos naturais da vida, para a prática de trabalhos que envolvem a ação direta dos Espíritos de luz, os quais possuem domínio sobre estes campos de forças naturais e seus efeitos sobre toda espécie de vida no planeta.

Os Elementais são componentes naturais que se unem em suas energias e forças e se complementam, apresentam-se em grupos ou famílias e possuem uma consciência intuitiva, assimilando e estimulando os pensamentos, ideias e percepções daqueles que os invocam. São constituídos de substância etérea, que absorvem dos próprios elementos que compõem seu habitat. Estão num estágio de evolução diferente do nosso.

Aos Elementais foram atribuídos nomes e representações, como das águas que são as sereias, ondinas, ninfas e tritões (masculino). São regidas por Iemanjá se sua atuação for no mar, nas águas doces por Oxum, e por Nanã se forem mais antigas e habitarem os manguezais, o encontro das águas doce e salgada.  As sereias possuem como característica a facilidade em limpar e purificar, descarregando as energias negativas nos ambientes de trabalho espiritual. Seus cantos são poderosos mantras que desagregam, quebram as vibrações e formas de pensamentos de baixa energia e sentimentos ruins que se impregnam nos campos de força das pessoas, restabelecendo as vibrações mais positivas. Também afastam espíritos obsessores, perturbadores ou desequilibrados pelo efeito da água salgada. Os seres que trabalham na força Oxum harmonizam nossas auras e nossas energias pelo efeito da água doce.

As Ondinas despertam em nós a capacidade de cura e da purificação, estimulam nossa intuição, criatividade e equilibram nossa natureza emocional. Fortalecem nosso corpo astral, nos dando vigor, despertando em nós a empatia e o amor à vida.

As Ninfas agem como as Ondinas emanando suas vibrações através de sua luminosidade, de seu brilho que apazigua e traz serenidade, despertando os bons sentimentos. São seres extremamente belos e doces.

Os Elementais do ar são os Silfos e as Sílfides. São eles que nos trazem o entendimento da vida e morte da matéria, do saber como viver, do reaprender em momentos de mudanças. Irradiam-nos uma energia luminosa e pura e despertam em nós o desenvolvimento da criatividade e imaginação. Auxiliam e ajudam a manutenção dos nossos pensamentos numa vibração superior. Possuem uma fonte de energia vital inesgotável. Auxiliam na reeducação de espíritos cristalizados, embrutecidos, endurecidos, ajudando na readaptação desses espíritos ao processo evolutivo, pela visão da luz espiritual e o que ela representa em seu beneficio. Transformam os ambientes astrais que estão em baixa energia em locais agradáveis, cheios de luz, agregadores e harmoniosos.

As Salamandras são os Elementais do fogo. Elas atuam transformando energias negativas em positivas, bloqueiam pensamentos e emoções inferiores, devolvendo ao ser humano a sensação de paz, harmonia, equilíbrio e aquece suas emoções de forma positiva, anula intenções e pensamentos nocivos. Fazem aflorar a positividade, incendeia os sentimentos de cooperação, participação e inclusão, da motivação e criatividade visando o bem comum. São grandes transmutadores e condensadores de energia e muito úteis quando há necessidade de desagregar, enfraquecer, queimar e destruir forças trevosas.

Os Elementais da terra, da mata, da matéria natural em transformação são os gnomos e duendes. São verdadeiros guardiões, assim como parte integrante das florestas, matas, árvores, plantas, flores e minerais, da umidade do ar, do fungo que transforma e renova a vida, do solo fértil. São energias naturais que contribuem diretamente com o fator vida, existência da matéria sadia e renovável. São excelentes colaboradores nos tratamentos de cura no uso de plantas, ervas, na fluidificação de água, pois manipulam os elementos do mundo vegetal e animal abrigados pela natureza densa das florestas, matas e águas.

Estes Elementais têm na representação de sua força e energia espiritual, além de Oxóssi, que é seu Orixá dominante, a Cabocla Jurema da Mata, uma Entidade que agrega todas as energias, toda uma beleza, força, harmonia, fertilidade da natureza e todas a vidas que ela guarda. Sua manifestação se dá no rodopio de suas formas que cria o redemoinho que remeche as folhas que serão o elemento da renovação da vida, erguidas pelo poder da brisa que circula e envolve todo o espaço com seu odor característico da mata intocada, revelando e expondo o chão nu e úmido, a força e a vitalidade da terra, e da espiral dos elementos naturais que a formam, desprendem-se folhas que se espalham como faíscas carregadas da mais pura e natural energia que limpa, renova e faz renascer a vida dentro de cada espécie, dentro do íntimo humano.


Devemos confiar, acreditar e respeitar essas forças da natureza que foram espalhadas por todo este mundo por Oxalá para dar a todos os seres vivos o equilíbrio vital e necessário para a permanecia harmoniosa e sadia de tudo que existe sobre a terra, para todos nós e tudo que nos habita formando nossa essência e que nos ajuda a contribuir com nossas atitudes e ações com os trabalhos de doação ao amor e a caridade como nos ensina a Umbanda.


Texto escrito por Rossana Di Natale, com a colaboração de Carlos Feitosa, Médiuns do Templo de Umbanda Caboclo Pena Verde.

Fonte: http://www.caboclopenaverde.com.br/index.php/tema-da-semana/135-elementais-elementos-e-energia-seres-espirituais-da-natureza


*******

2 comentários:

  1. Muito bom... O livro:"Aruanda" conta muito sobre esse tema! abraços...

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei as informações.. Uma das matérias mais completas que ja li!

    ResponderExcluir

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF