background

24 de dezembro de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 50 - CORDÃO-DE-FRADE



EPISÓDIO 50

O episódio de hoje é sobre o querido Cordão-de-frade, planta também conhecida como cordão-de-São-Francisco, mato-chimango, cauda-de-leão, rubim, ou rubim-de-bola. Com origem na África oriental, hoje é possível encontrá-la na Ásia e em toda a América. Sua espécie é a Leonotis nepetaefolia, pertencente à família Labiatae.

Muito conhecido no Brasil e muito usado na medicina indiana, na África e em toda a América Latina. Ela é considerada uma planta daninha e fácil de ser encontrada em plantações e pastagens.


Sua produção é anual e se dá por sementes. A altura da planta varia entre seis e sete centímetros. Suas folhas são macias e perfumadas e se parecem com bolas de espinhos.

Esta é uma planta atratora de pássaros que buscam o néctar na base de suas flores vermelhas mas, não só pássaros gostam de seu mel doce e abundante - crianças e adultos retiram as flores vermelhas e chupam o néctar que se acumula na sua ponta, uma delícia!


Fitoenergética

Atua principalmente no 7° chakra e tem polaridade Yang.

Ajuda a descobrir sua missão na vida, deixa a alma aflorar; libera dons ocultos; aumenta a consciência; melhora a visão do todo; possibilita evolução espiritual.

Cordão de frade para a felicidade

Essa planta também é considerada a erva da felicidade e pode ser aplicada tanto em crianças como em adultos, pois age como uma erva fitoterápica, deixando a pessoa calma e serena diante de situações estressantes. Além de ajudar em situações estressantes o Cordão de frade é estimulador da sensação de coragem.


Como fazer o chá de cordão-de-frade?

O chá é uma infusão das folhas. Ponha um litro de água para ferver com duas colheres de sopa das folhas picadas. Deixe levantar fervura, apague o fogo e abafe. Deixe em repouso por 10 minutos, coe e beba fresco.

Restrições quanto à Fitoterapia: nos tratamentos prolongados pode causar problemas hemorrágicos. Contraindicado em pacientes com doenças crônicas do fígado ou usando anticoagulantes.


Propriedades medicinais

O seu maior benefício aplica-se em crianças debilitadas, já que ela ajuda a aumentar os glóbulos vermelhos e também a capacidade do corpo se defender contra outras doenças. O chá ajuda principalmente com problemas respiratórios, como asma, infecção pulmonar, rinite e sinusite. Além de limpar os pulmões, reduzir o catarro e ser ótimo para curar tosses secas e dores de garganta. Para isso, faça um gargarejo com o chá de manhã e à noite.

O cordão de frade também auxilia nos problemas de estômago, cólica, fraqueza, reumatismo, cistite, nevralgias, febre e malária.

Suas propriedades:

- São ótimas para quem sofre de problemas nos rins;
- Alivia os gases e é recomendada para dores abdominais;
- Ajuda a aliviar a circulação do sangue e desincha o pé depois de um longo dia.

- Além de todos os seus benefícios medicinais, a planta pode ser usada também como um condimento na cozinha. Suas folhas podem ser usadas tanto em saladas como em molhos.

O chá tem ainda uma ação fantástica no controle da glicemia. 

O uso do chá por pessoas que tem hiperglicemia ou diabetes tipo 2, o chá de Cordão de frade auxilia no tratamento desses problemas.

AÇÃO ANTITUMORAL

Testado em laboratórios com vários tipos de células de câncer humano a planta teve uma excelente ação em inibir o crescimento das células cancerígenas. Muito legal né?!


Contraindicações

Não é recomendável o uso por mulheres grávidas, porque tem certa capacidade abortiva, impede a ficção do embrião na parede do útero.

O uso exagerado do cordão de frade, ou seja, consumo de doses altas pode levar certa toxidade no fígado, causando uma pequena inflamação. Mas assim que deixar de consumir o chá de cordão de frade essa inflamação cessa.

De modo geral ela não apresenta alta toxidade se usada corretamente, isto é, sem exageros.

Restrições quanto à Fitoterapia: nos tratamentos prolongados pode causar problemas hemorrágicos. Contraindicado em pacientes com doenças crônicas do fígado ou usando anticoagulantes.




Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/5391-cordao-de-frade-mato-chimango-rubim

https://www.beneficiosdasplantas.com.br/cordao-de-frade/

https://receitadecha.com.br/cha-de-cordao-de-frade/


Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética)  curaverde.fitoenergetica@gmail.com


DEMAIS EPISÓDIOS AQUI

Um comentário:

  1. Essa planta cura 100 porcento..o ácido úrico das pessoas..eu tenho a prova de um amigo que sofreu 30anos..se curou com 60dias. Com o chá dessa planta...

    ResponderExcluir

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF