background

28 de maio de 2017

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 04 - CAMOMILA


EPISÓDIO 04

O episódio de hoje está sendo dedicado a uma planta muito conhecida e muito utilizada, a Camomila, encantadora e com propriedades incríveis. Existem relatos sobre o uso da camomila desde os tempos do antigo Egito, em que era usada como sedativo.

Camomila é um dos nomes dados a diversas plantas que possuem flores parecidas com pequenas margaridas. Duas espécies de camomila se destacam por serem as mais cultivadas. São elas: a camomila alemã (Matricaria chamomilla) e a Camomila romana (Chamaemelum nobile ou Anthemis nobilis).



Fitoenergética

É a função do chá relacionada ao poder oculto, ou à energia sutil da planta que atua na alma humana, no campo dos pensamentos, sentimentos, emoções e até no campo espiritual.


Para usar a Fitoenergética, você também precisa saber combinar as plantas de acordo com as suas faixas de frequência e montar um composto com a polaridade correta. Contudo, uma simples oração no momento do preparo já será suficiente para que a fitoenergia seja ativada.


Uma das práticas que mais potencializa o efeito do Chá é o Ritual do Chá, é simples, objetivo e eficiente, conforme consta abaixo a técnica do Bruno J. Gimenes.

Modo de Preparo


> Coloque água quente dentro de uma xícara e pegue  um simples sache de chá comprado em supermercado mesmo.

> Você pode começar ativando com uma oração.


> Depois gire este sache no sentido horário sobre a xícara durante 10 a 30 segundos mantendo uma firme intenção positiva, de luz, cura, amor, saúde e sabedoria. Em seguida, saboreie o seu chá.


Propriedades Medicinais

É especialmente boa para melhorar a digestão, favorecer a expulsão dos gases intestinais, aliviar dores estomacais, evitar náuseas ou vômitos e para o tratamento de outras doenças como cólicas, gastrites, úlceras gástricas, etc.


Isto deve-se à capacidade da camomila para atuar como relaxante muscular e o seu poder anti-inflamatório que pode ajudar a reduzir a inflamação das mucosas do estômago e do intestino. Além disso, torna-se eficaz para aliviar as flatulências ou gases que se acumulam no trato gastrointestinal e, por sua vez, para evitar o vômito.

A camomila também ajuda a baixar os níveis altos de colesterol, pois ao conter a vitamina colina favorece a eliminação de gorduras do sangue. Por este motivo, recomenda-se às pessoas com problemas de colesterol que ingiram menos de duas xícaras diárias desta infusão para o regular e situar dentro dos níveis normais de colesterol.

Outra das propriedades medicinais mais populares da camomila é que ajuda a aliviar as dores menstruais bem como os espasmos que podem ocorrer nos dias anteriores à menstruação. Isto porque a camomila conta com ação estrogênica, as hormonas próprias da mulher, assim como o seu poder calmante.



Confira abaixo algumas opções do chá de Camomila e seus tratamentos.

Chá para acalmar e relaxar

Ingredientes:

2 colheres de chá de flores secas de Camomila.
1 xícara de água.

Modo de preparo:

Em 250 ml de água fervente adicionar as 2 colheres de chá. Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, e caso seja necessário pode ser adoçado com uma colher de chá de mel.

Além disso, para aumentar o efeito relaxante e sedativo deste chá pode ser adicionada uma colher de chá de erva-dos-gatos seca e de acordo com indicação do pediatra este chá pode ser usado por bebês e crianças para reduzir a febre, a ansiedade e o nervosismo.

Chá para tratar a má digestão e combater os gases

O chá de Camomila com Erva-doce e raiz de alteia possui uma ação que reduz a inflamação e acalma o estômago, ajudando também a reduzir os gases, a acidez no estômago e a regularizar o intestino.

Ingredientes:

1 colher de chá de Camomila seca;
1 colher de chá de sementes de Erva-doce;
1 colher de chá de mil-folhas;
1 colher de chá de raiz de alteia picada;
1 colher de chá de filipêndula;
500 ml de água fervente.

Modo de preparo:


A 500 ml de água fervente adicionar a mistura e tapar. Deixar repousar durante cerca de 5 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia ou sempre que for necessário.



Chá de Camomila para refrescar os olhos cansados e inchados

O chá de Camomila seca com sementes de funcho esmagadas e com flor de Sabugueiro seca quando aplicado nos olhos ajuda refrescar e a reduzir o seu inchaço.

Ingredientes:

1 colher de sopa de Camomila seca;
1 colher de sopa de sementes de funcho esmagadas;
1 colher de sopa de sabugueiro seca;
500 mL de água fervente.

Modo de preparo:

A 500 ml de água fervente adicionar a mistura e tapar. Deixar repousar durante cerca de 10 minutos, coar e colocar no frigorifico.

Este chá deve ser aplicado nos olhos usando uma flanela umedecida, aplicada sobre os olhos fechados durante 10 minutos sempre que for necessário. Além disso, este chá também pode ser usado para ajudar a tratar infecções vaginais, para acalmar e reduzir a inflamação da pele em casos de irritação, eczemas ou picadas de insectos ou pode ainda ser usado para tratar a psoríase.

Chá de Camomila para acalmar a dor de garganta

O chá de Camomila seca também pode ser usado para ajudar a acalmar a dor da garganta irritada e inflamada, devido ás suas propriedades que reduzem a inflamação.

Ingredientes:

1 colher de chá de flores secas de Camomila;
1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:


Adicionar a Camomila a uma xícara com água fervente e deixar repousar até esfriar. Este chá deve ser usado para gargarejar a garganta, e pode ser usado sempre que necessário. Além disso, também pode ser usado para facilitar a cicatrização de gengivites e de estomatites.


Chá para acalmar o enjoo

O chá de Camomila seca com framboesa ou hortelã-pimenta ajuda a aliviar a náusea e o enjoo.

Ingredientes:

1 colher de chá de Camomila seca;
1 colher de chá de folhas secas de Hortelã-pimenta ou Framboesa;
1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar a mistura a uma xícara de chá com água fervente. Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá pode ser bebido 3 vezes por dia ou de acordo com a necessidade, porém não deve ser tomado por grávidas sem orientação do médico.

Chá para aliviar os sintomas de gripe e resfriado

O chá de Camomila seca ajuda a aliviar os sintomas da sinusite, inflamações no nariz e de gripes e resfriados, devido as suas propriedades que reduzem a inflamação.

Ingredientes:

6 colheres de chá de flores de Camomila;
2 litros de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as flores secas a 1 a 2 litros de água fervente, tapar e deixar repousar durante cerca de 5 minutos.
O vapor do chá deve ser inalado profundamente durante cerca de 10 minutos e para um melhor resultado deve colocar o rosto sobre a taça e cobrir a cabeça com uma toalha grande.


Além disso a camomila pode ser utilizada em outras formas além do chá, como na forma de creme ou pomada, óleo essencial, loção ou tintura.


CONTRAINDICAÇÕES

O único real inconveniente de camomila é em caso de hipersensibilidade ou alergia à planta. Alguns médicos desaconselham o seu uso durante a gravidez, pois pode causar contrações prematuras. A dose adquirida porém para chegar a este efeito, deve ser muito alta, portanto, mesmo as grávidas que optam por utilizar o chá de camomila esporadicamente, devem ficar atentas para não exagerarem na dose.


O uso em crianças deve respeitar as doses recomendadas pelo pediatra, porque além de um certo limiar, a camomila pode conseguir exatamente um efeito oposto e fazer com que a criança fique nervosa e tenha dificuldades para adormecer.


Fonte: http://www.luzdaserra.com.br/cha-de-camomila-poderes-ocultos-e-funcao-fitoenergetica

https://www.tuasaude.com/beneficios-do-cha-de-camomila/

https://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-as-propriedades-medicinais-da-camomila-5129.html

https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/2698-camomila-propriedades-usos-e-contraindicacoes

Colaboração: Tania Campos, Daniele Schutz, Nicole Fontana.
Bênçãos!
Namastê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário