background

14 de maio de 2017

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 02 - MANJERICÃO



EPISÓDIO 02


O episódio de hoje está sendo dedicado a uma planta muito poderosa conhecida como Manjericão (Ocimum basilicum).

Há séculos que o manjericão é conhecido e utilizado por diversas culturas, para diversos fins, sejam místicos, religiosos, medicinais ou culinários.

É reverenciado como uma planta imbuída de essência divina.
Traz prosperidade para aqueles que o carregam em seus bolsos e é utilizado em estabelecimentos comerciais (na soleira da porta ou perto do caixa) para trazer fregueses.

O manjericão dado como presente traz também prosperidade e abundância para uma casa nova.

Age como pacificador e integrador na família, daí ser chamado de erva da harmonia.

Transmuta a energia agressiva, transformando-a em vontade e força para uso em coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a ter mais autoridade e empoderamento na vida e pelas coisas que nós queremos.

É ótimo para os desorganizados e indisciplinados. Ajuda-nos também a ver o brilho e o perfume da vida.

Na alimentação, atua como energizante. Por ser muito delicado, deve ser usado na cozinha delicadamente. Coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os princípios energéticos.

É excelente para dar banho em crianças agressivas e que dormem mal.

O escalda-pés com manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e pronto para explodir. Tira a raiva na hora.

O chá de manjericão ajuda pessoas muito contidas a liberarem o Amor que há nelas.

Pode também ser colocado em vasos para evitar a entrada de energias negativas dentro de casa.

As compressas de manjericão (uma pasta pilada com as folhas) ajuda as mães que ficam com os seios doloridas ou com rachaduras depois da amamentação.

Os gargarejos com manjericão são ótimos para dor de garganta, aftas ou mau hálito.

Excelente para casos de confusão mental. Pode ser usado ainda como tintura ou vinagre, queimado no aromatizador ou aspergido.

Utilize em banhos de limpeza, saúde, cura e fertilidade.

É muito útil para cessar violência, abençoar e acalmar.

Protege contra todas as formas do mal e atrai boa sorte.

Cultivar manjericão, em um vaso ou em uma horta, traz paz e felicidade para a casa.

Esmague uma folha e inale o cheiro: ajuda a clarear a mente e o caminho correto irá se revelar.

Para proteção, coma o manjericão nos pratos que preparar com a devida visualização.

Outras tradições mágicas associadas à planta são para garantir a fidelidade dos casais, evitar discussões e atrair prosperidade.



Fitoenergética




Segundo o site (Link aqui), em matéria relacionada aos tipos de plantas e tratamentos, a Técnica da Fitoenergética refere-se a um método completo que explica como utilizar as ervas como tratamento para determinados tipos de situações, dores ou doenças.

De acordo com Bruno J. Gimenes, um dos sócios do site Luz da Serra, dentro do conceito de Fitoenergética, “o manjericão é um vegetal condutor”, tendo como uma de suas propriedades a capacidade de irradiar energia mental.


Como pode ser acompanhado no vídeo abaixo, Bruno ensina uma técnica de mentalização a ser praticada com a utilização de um galho de manjericão, quando tiver um objetivo a ser alcançado.


O procedimento da técnica se dará da seguinte maneira:

Separe e higienize um galho pequeno de manjericão. Logo após, passe a mão suavemente sobre este galho no mínimo seis vezes.

Em seguida, pegue esta energia que está fluindo, este aroma, este campo que você está potencializando e puxe na sua mente.

Segure o vegetal na frente da sua testa (tanto faz com que mão você vai segurar) e durante 60 a 70 segundos imagine sua meta como se já estivesse realizada.

Bruno ainda acrescenta a observação de que, para cada objetivo a ser alcançado, deverá ser realizado um exercício de 60 a 70 segundos de mentalização.

O mesmo finaliza a matéria sobre esta técnica, orientando que esta prática seja adotada diariamente assegurando que o praticante sentirá a diferença!


Propriedades Medicinais


Propriedades anti-bacterianas: O Manjericão protege o corpo contra vários ataques bacterianos. Ele contém vários óleos como stragole, linalol, cineol, eugenol, sabineno, mirceno e limoneno, que ajudam na prevenção de infecções bacterianas. Estes óleos têm aroma forte que mata os microrganismos no corpo.

Benefícios para o Coração: Ele contém magnésio, que ajuda a aumentar a flexibilidade dos vasos sanguíneos e melhora o fluxo sanguíneo. Ele contém anti-oxidantes que ajudam a diminuir o nível de colesterol LDL e aumenta o colesterol HDL. Manjericão é também uma fonte de vitamina A e contém beta-caroteno, que protege as células epiteliais dos radicais livres e impede a oxidação do sangue no corpo. Ele também impede a formação de placa e acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.

Prevenção de Resfriado: O Manjericão é benéfico Resfriados, gripes e Frio. Muitas vezes, é adicionado no chá para obter um sabor forte e que fornece calor para o corpo. Folhas de manjericão são uma fonte de vitamina C, que ajuda a diminuir o muco na bronquite e previne infecções como a tosse e dores na garganta. além de ser benefíca para dengue e malária.

As Folhas de manjericão ajudam a inibir o Câncer: Manjericão é rica em antioxidantes que restringem o crescimento de células cancerosas. Ele contém flavonóides polifenólicos como orientin e vicenina que protege contra os radicais livres nocivos e impede que o processo de oxidação no corpo. Isso ajuda a diminuir a ocorrência de câncer de pele. Os antioxidantes não causar nenhum dano às células normais e danificar as células de câncer no corpo. Várias vitaminas como a vitamina A e vitamina E também ajuda na prevenção do câncer, como o câncer de mama!

Benefícios para a memória: Manjericão ajuda a melhorar o poder de retenção de uma pessoa. Ele é rico em corticosterona, que ajuda a melhorar a memória. O Manjericão ajuda no desencadeamento de circulação cerebral, reduzindo assim os danos cerebrais. Ela também ajuda no fortalecimento do sistema nervoso, e também conhecido por aliviar o stress.

Benefícios para a pele: O Manjericão tem propriedades anti-microbianas que o torna realmente benéfico para a saúde da pele. Ele pode ser aplicado diretamente sobre picadas de insetos, cortes, feridas e podem também ser usadas no tratamento de leucoderma. o Manjericão tem Vários antioxidantes e óleos essenciais que ajuda em retardar o processo de envelhecimento e manchas da pele. Ele protege contra os radicais livres e nutre a pele. Devido às suas propriedades anti-bacterianas que podem ser aplicadas diretamente sobre espinhas e também é eficaz contra o eczema.


Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

https://osegredo.com.br/2016/09/saiba-por-que-o-manjericao-e-planta-mais-magica-que-ja-existiu/

http://omanjericao.blog.br/2016/08/16/atuacao-do-manjericao-na-fitoenergetica/

http://fitoenergetica.com.br/video-tecnica-para-realizar-metas-com-a-fitoenergetica-e-a-magia-das-ervas/

http://www.saudedica.com.br/manjericao/

Colaboração: Tania Campos, Daniele Schutz, Nicole Fontana.

Bênçãos!
Namastê!


4 comentários:

  1. muito bom ,gostei da materia ,pratico e facil de enteder,obrigado

    ResponderExcluir
  2. Estou impressionada com essas propriedades do manjericão, se antes, já o adorava agora eu amo o manjericão!😍

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de manjericão agora mais ainda gratidao

    ResponderExcluir
  4. Muito agradecida gosto da vossa disposição de escrever sobre as plantas! Conheço algumas pois não posso comer nada de sal e por isso ponho plantas na confecção dos meus alimentos....um abraço..... obrigado....

    ResponderExcluir

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF