background

15 de janeiro de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 23 - ALCAÇUZ



EPISÓDIO 23

O episódio de hoje está sendo dedicado ao Alcaçuz. O regaliz ou alcaçuz (Glycyrrhiza glabra L.) é uma espécie de planta com flor pertencente à família Fabaceae. Possui raízes adocicadas, ricas em glicirrizina e das quais se extrai um xarope usado em confeitaria, em medicamentos para tosse e na produção de alguns tipos de cerveja.

Esta planta teve sua origem na Europa e até os Egípcios já a utilizavam. É de fácil aceitação porque tem um sabor doce e muito agradável que se deve a glicirrizina que tem o poder de adoçar 50 vezes mais que a sacarose e de enriquecer o cacau.



É considerada uma das mais importantes plantas a nível terapêutico, sendo o seu espectro de utilização bastante amplo. As suas propriedades benéficas têm sido exaustivamente investigadas, mas o seu uso data de há vários séculos. Existem, por exemplo, referências bibliográficas às virtudes do alcaçuz, por parte dos Gregos.



As maiores propriedades desta planta estão na raiz. A melhor maneira de utilizá-la é em chá. Você também pode encontra-la em cápsulas.


De 10 a 50 gramas de raiz de alcaçuz
1 litro de água filtrada

Modo de preparo:

Em um recipiente coloque 1 litro de água para ferver por 10 minutos juntamente com a raiz. Depois é só beber 2 ou 3 xícaras de chá ao dia.




Fitoenergética


Ajuda muito na memória; ter boa percepção e entendimento de tudo que é novo.  Atua em todos os chakras e tem polaridade Yang.

Propriedades Medicinais

Se você busca pelo equilíbrio o uso do alcaçuz é comprovadamente benéfico para:

O fígado;
Equilíbrios hormonais;
Úlcera;
Bronquite;
Diabetes;
Tétano;
Viroses;
Dermatite;
Gripe;
Problemas de mau hálito;


 Suas propriedades vão além disso, esta planta é:

Anti-inflamatória; Diurética; Antiespasmódica; Antimicrobiana; Expectorante; Mucolítico; Antioxidante; Laxante; Antisséptico. 

Desintoxicante, podendo ser utilizado para o emagrecimento. Ajuda a controlar o colesterol; melhora o metabolismo, ajudando a queimar mais gorduras.


Contraindicações

Seu uso está contraindicado em casos de:

Gestantes; mulheres que estejam amamentando; pessoas com anemia; com pressão alta; com glaucoma; problemas cardíacos; para quem usa anticoncepcionais orais e remédios para reposição hormonal.

Por mais que seja natural quando utilizada em excesso pode causar:

Retenção líquida;
Aumentar a pressão sanguínea;
Diminuir a concentração de potássio no organismo;
Causar dor abdominal;
Dificuldade para respirar.


Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 8ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2016.

http://www.vidadequalidade.org/o-que-e-o-alcacuz-e-para-que-serve/comment-page-2/

https://www.dietaeboasaude.com.br/alcacuz-blog-dieta-e-boa-saude/

Colaboração: Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética).

DEMAIS EPISÓDIOS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF