background

9 de julho de 2017

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 10 - CANELA



EPISÓDIO 10

O episódio de hoje está sendo dedicado a uma árvore que eu particularmente gosto muito, nativa do Sri Lanka onde foi achada há milhares de anos. A Canela (Cinnamomum verum) uma das mais conhecidas e a melhor especiaria disponível em termos de sua nutrição e saúde. Contém propriedade curativa que vem dos componentes ativos nos óleos essenciais achados no seu córtex.



Fitoenergética


Além disso, essa maravilhosa especiaria também:

- Trabalha a unificação da alma e da personalidade;

- Amplia a visão extrafísica;

- Eleva a consciência;

- Ajuda a enfrentar os desafios da vida; 

- Dá leveza ao pensar;

- Desenvolve a paz interior;

- Ajuda no autoconhecimento.

CHÁ E SUA FUNÇÃO FITOENERGÉTICA

É a função do chá relacionada ao poder oculto, ou à energia sutil da planta que atua na alma humana, no campo dos pensamentos, sentimentos, emoções e até no campo espiritual.


Para usar a Fitoenergética, você também precisa saber combinar as plantas de acordo com as suas faixas de frequência e montar um composto com a polaridade correta. Contudo, uma simples oração no momento do preparo já será suficiente para que a fitoenergia seja ativada.

Dica útil

No primeiro dia de cada mês abra a porta de casa, polvilhe canela em pó na mão e sopre na porta de FORA PARA DENTRO e para dentro de casa dizendo: "Quando essa canela soprar, A Prosperidade nessa casa vai entrar!" - Fonte de Poções


Propriedades Medicinais



Diminui o colesterol:
Os estudos mostraram que meia porção de canela incluída em uma dieta diária pode diminuir o colesterol e as triglicérides.

Reduz níveis de açúcar no sangue e auxilia no tratamento da diabetes tipo 2:
Vários estudos mostraram sensibilidade da insulina e controle melhorados da glicose no sangue são por causa da ingestão de meia canela por dia.

Desequilíbrio cardíaco:
A canela consolida o sistema cardiovascular de tal modo que blinda o corpo de desordens relacionadas ao coração. Acha-se que o cálcio e a fibra presentes em canela proporcionam a proteção contra doenças cardíacas.
Incluindo um pouco canela na comida ajuda aos que sofrem de doença da artéria coronária e da pressão arterial alta.
Além disso, a combinação de cálcio e de fibra presentes na canela pode ajudar a não utilizar a bílis, que previne dano às células, assim previne o câncer de cólon.

Cáries:
A canela se utilizou tradicionalmente para tratar dor de molares e para agir contra a má respiração. Os pequenos pedaços de canela se pode mastigar, ou gargarejar com água da canela que serve como bom inibidor de mau hálito.

Problemas respiratórios:
O canela é remédio caseiro muito útil para os frios comuns ou severos. Quando em mau estado respiratório a pessoa deve tomar uma colher de sopa de mel com 1/4 pó da canela por 3 dias. Este processo curará a tosse mais crônica e os sintomas.
Canela também pode ajudar a curar a gripe.

Tônico do cérebro:
A canela impulsiona a atividade do cérebro e, portanto atua como bom tônico do cérebro. Ajuda na eliminação de perda nervosa da tensão.
Também, os estudos mostraram que cheirar canela pode impulsionar a função cognoscitiva da memória, o funcionamento de certas tarefas e aumenta a vigilância e concentração.

Infecções:
Devido a suas propriedades antibacterianas, antivírus, anti parasitas e anticépticas, é eficaz em infecções externas e internas. A canela pode ser eficaz contra a candidíase, úlceras estomacais e principalmente piolhos.

Facilita ciclos da menstruação:
A canela também é útil para a saúde das mulheres enquanto que ajuda no abastecimento de alívio de remover o obstáculo menstrual e de outros mal-estares femininos.

Reduz dor das artrites:
A especiaria da canela contém os compostos anti inflamatórios que podem ser úteis na redução da dor e da inflamação associados a artrites.

Tônico digestivo:
A canela deve ser acrescentada na maioria das receitas. À parte da adição de sabor à comida, ela também ajuda na digestão. A canela é muito eficaz para a indigestão, a náusea, vômitos, o mal-estar estomacal, a diarreia e a flatulência. É muito útil na eliminação do gás do estômago e dos intestinos. Também tira acidez, diarreia e náuseas matinais. Refere-se como tônico digestivo.

Reduz infecções de vias urinárias:
Pessoas que comem a canela tem menor propensão a desenvolver infecções de vias urinárias. A canela é diurética de natureza e ajuda na secreção e na eliminação de a urina.

Ação anticoagulante:
Um composto encontrado na canela chamado como cinamaldeído foi bem investigado para desvendar seus efeitos sobre as plaquetas do sangue. As plaquetas são os componentes do sangue que significam agrupar juntos sob circunstâncias de emergência (como a lesão física) que é uma maneira de parar de sangrar, mas sob circunstâncias normais, ela pode fazer o fluxo de sangue inadequado e se agrupar juntas. O cinamaldeído ajuda prevenir que a canela agrupe plaquetas de sangue.

Conservante natural da comida:
Quando é acrescentado à comida, previne a proliferação e crescimento bacteriano na comida, fazendo-lhe de um conservante natural na comida.

Dores de cabeça e enxaqueca:
A dor de cabeça devido à exposição ao vento frio é curado facilmente aplicando uma borracha fina da canela pulverizado misturado em água na testa.

Melhora a circulação de sangue:

A canela é um agente de redução do sangue que também atua para aumentar a circulação. Esta circulação de sangue ajuda na eliminação de dor. A boa circulação de sangue também assegura o abastecimento de oxigênio às células de corpo que levam a uma atividade metabólica mais alta.


Contraindicações

Deve-se tomar cuidado, pois consumir canela demais pode aumentar a pressão arterial.

E também há uma advertência a quem ingerir canela, deve ser feito em pequenas quantidades (tudo em excesso faz mal não é?!) e não pode ser utilizada por mulheres grávidas.

A canela tem propriedades antibióticas naturais, por isso, você deve evitar consumi-la quando estiver tomando antibióticos. O que acontece é que ela pode alterar a forma como essas drogas agem no corpo.

Pessoas com síndrome do intestino irritável ou úlceras devem fazer uso moderado do chá de canela para evitar agressões às paredes do estômago.

Quem é diabético e faz uso de medicação para reduzir a glicose precisa tomar cuidado com o chá de canela pois a combinação dos dois pode abaixar demais os níveis de açúcar no sangue, levando ao coma.


Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012

http://www.beneficiosdacanela.com/tudo-sobre-a-canela/

http://www.luzdaserra.com.br/cha-de-canela-poderes-ocultos-e-funcao-fitoenergetica

Colaboração: Tânia Campos, Daniele Schutz.

Agradecimento especial a querida Geni Lopes pela contribuição de Sabedoria.

Bênçãos!
Namastê!



Um comentário:

  1. Eu amo chá de canela, tomo porque acho muito gostoso,
    Uso com outros ingredientes também.

    ResponderExcluir

Imprimir ou Salvar em PDF