background

4 de junho de 2017

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 05 - JASMIM



EPISÓDIO 05

O episódio de hoje está sendo dedicado a uma planta muito linda e perfumada, Jasmim, encantadora e com propriedades singulares. É uma planta medicinal, também conhecida como Jasmim-amarelo, Jasmim-branco, Jasmim-da-china ou Jasmineiro, muito utilizada para reduzir o estresse, devido ao seu efeito relaxante.

Nativo da região do Himalaia, Índia, Paquistão e partes da China, é bastante conhecido. Seu óleo essencial é usado como sedativo e antidepressivo.

O seu nome científico é Jasminum officinale e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, feiras livres e farmácias de manipulação. Além disso, é possível encontrar sachê de jasmim em alguns mercados.

Uma planta correlata, Jasminum grandiflorum, é conhecida como " jati " na Índia e é considerada um tônico espiritual para fortalecer o amor e a paixão.



Fitoenergética


Na Fitoenergética, o chá de jasmim:


  • Gera pureza nos pensamentos;
  • Purifica as emoções e as inferioridades;
  • É indicado contra vícios como cigarro, álcool, drogas e jogos;
  • Purifica e desintoxica o organismo, é um repelente contra invasões obsessivas em geral.

Tem a propriedade de trazer os aspectos do divino para tudo. Se você quer um toque da pureza e perfeição divina e angelical, essa é a função do jasmim.


CHÁ E SUA FUNÇÃO FITOENERGÉTICA

É a função do chá relacionada ao poder oculto, ou à energia sutil da planta que atua na alma humana, no campo dos pensamentos, sentimentos, emoções e até no campo espiritual.

Para usar a Fitoenergética, você também precisa saber combinar as plantas de acordo com as suas faixas de frequência e montar um composto com a polaridade correta. Contudo, uma simples oração no momento do preparo já será suficiente para que a fitoenergia seja ativada.

A outra grande vantagem é que, se você usar exatamente como o método da Fitoenergética recomenda, você não terá qualquer tipo de contraindicação e poderá usá-la associada a qualquer outro tipo de tratamento que você ou alguém que você queira ajudar esteja recebendo.




Outros Usos além do sachê



Infusão - Use 6 flores frescas de jasmim em uma xícara de água fervente e deixe descansar por 5 minutos. Tome duas ou três vezes ao dia para aliviar o estresse ou para depressão leve.

Óleo de Massagem - Adicione 2 gotas de óleo essencial em 5ml de óleo amêndoa e use em massagens para aliviar a tensão, combater insônia ou depressão. Coloque 20 gotas de óleo essencial em 30ml de óleo de amêndoa e use para massagear o abdômen no início do trabalho de parto. Essa mesma mistura serve para aliviar cólicas menstruais.


Aromatizador - Use 3 gotas do óleo essencial em um difusor de aromas para amenizar problemas sexuais como impotência ou frigidez. Antes da relação sexual, uma massagem mútua entre parceiros, com 5ml de óleo de amêndoa e 2 gotas de óleo de jasmim, também pode ajudar.


Propriedades Medicinais

As principais propriedades das flores de jasmim são:


  • Analgésicas;
  • Antioxidantes;
  • Antibacteriano;
  • Anti-inflamatórias;
  • Calmante;
  • Digestivas;

O consumo de chá com folhas de jasmim pode proporcionar diversos benefícios para o indivíduo. Uma particularidade interessante é que, por ser um poderoso antioxidante, o jasmim combate radicais livres e assim desacelera o envelhecimento precoce, além de reduzir as rugas e linhas de expressão.

O consumo regular de flores de jasmim também reduz o mau colesterol, diminui o risco de desenvolver cancros e previne o aparecimento de problemas cardíacos. Ainda, é eficaz no combate contra toxinas e bactérias que por vezes afetam o organismo e provocam males como diarréia, resfriados, gripes e cólera. Eleva a imunidade do organismo, evitando que se contraia com facilidade muitas doenças.

Mais um ponto positivo para as flores de jasmim é que elas aceleram o metabolismo. Isso mesmo, com o metabolismo acelerado o corpo eliminará maior quantidade de calorias de forma mais rápida, contribuindo para o emagrecimento.


Pessoas estressadas, ansiosas ou que sofram de síndrome do pânico e hiperatividade também são beneficiadas pelo consumo da planta, que é um calmante poderoso, eliminando o estresse e a ansiedade de forma contínua e progressiva, contribuindo para melhor qualidade de vida e noites de sono tranquilas.



Contraindicações

Não estão descritas contraindicações para a utilização do jasmim nem efeitos colaterais, porém sempre fique atento a dosagem, pois tudo em excesso não é saudável, e se tiver alguma doença de pele deve consultar o seu médico antes de usar o óleo essencial da planta. 


Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

http://www.luzdaserra.com.br

http://www.ervasmedicinaiscuram.com

https://www.tuasaude.com

https://www.chabeneficios.com.br

Colaboração: Tania Campos, Daniele Schutz, Nicole Fontana.

Bênçãos!
Namastê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF