background

11 de junho de 2017

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 06 - HORTELÃ



EPISÓDIO 06

O episódio de hoje está sendo dedicado ao querido e muito conhecido, Hortelã, com propriedades incríveis, mas deve-se tomar cuidado, veja as contraindicações no final do post. 

A hortelã (Mentha) é uma planta de origem asiática, que hoje se tornou a planta mais usada em todo o mundo, principalmente devido a seu aroma, presente nas folhas. Ela pode ser encontrada atualmente na culinária e na composição dos mais diversos produtos que vão das clássicas gomas de mascar de hortelã, a remédios e até mesmo produtos de limpeza. Mas além do aroma bastante agradável, a hortelã possui diversas propriedades medicinais e fitoenergéticas, que, se aproveitadas da maneira correta, podem contribuir para uma boa saúde dos corpos físico, etérico, mental e espiritual.



Como fazer o chá de hortelã?



Para o preparo do chá é preciso uma quantidade considerável das folhas da hortelã.  As coloque numa chaleira ou panela comum e as deixe ferver por um período de cinco a dez (5 a 10) minutos, não mais que isso, pois as folhas podem perder parte de suas propriedades. Após a fervura o chá, que é servido à temperatura ambiente, pode ser adoçado a gosto, mas com moderação para que suas propriedades sejam preservadas. (É recomendado tomar QUALQUER chá sem uso de quaisquer adoçantes/açúcares, a pureza conserva as melhores propriedades, mas se for necessário adoçar use de preferência algo natural como o mel, agave, ou melado de cana, em pouquíssima quantidade).


Fitoenergética


Na Fitoenergética, o chá de hortelã:

- Abre caminhos na vida;
- Ajuda a entender e trabalhar dificuldades com o pai;
- Elimina a hipocrisia e a falsidade;
- Gera efeito analgésico;
- Elimina fibromas;
- Reduz o estresse;

- Ajuda a mudar o pensamento e a gerar vitalidade energética geral em casos de câncer.

CHÁ E SUA FUNÇÃO FITOENERGÉTICA


É a função do chá relacionada ao poder oculto, ou à energia sutil da planta que atua na alma humana, no campo dos pensamentos, sentimentos, emoções e até no campo espiritual.

Para usar a Fitoenergética, você também precisa saber combinar as plantas de acordo com as suas faixas de frequência e montar um composto com a polaridade correta. Contudo, uma simples oração no momento do preparo já será suficiente para que a fitoenergia seja ativada.

Veja abaixo uma técnica bem interessante para eliminar a confusão mental e expandir a consciência através do hortelã postada pelo Canal Luz da Serra


Propriedades Medicinais


1 - Uma das principais qualidades da hortelã é que ajuda a combater problemas digestivos, graças às suas propriedades antiespasmódicas e carminativas. Recomenda-se tomá-la em infusão em caso de indigestão, flatulências, cólicas, etc.
No entanto, é importante referir que o consumo de grandes quantidades de hortelã pode gerar problemas gastrointestinais, pelo que não se recomenda o seu consumo a pessoas que tenham úlcera, acidez estomacal ou problemas gastrointestinais.

2 - Além disso, também funciona como expectorante, é benéfica para tratar as doenças respiratórias. Devido ao conteúdo em mentol, se tornará bastante útil no caso de mucosidade nas vias respiratórias, de modo que se recomendam as infusões de hortelã no caso de resfriado, sempre com uma consulta médica anteriormente.

3 - Outra das propriedades da hortelã é o fato de atuar como antisséptico e analgésico, por isso, um dos seus usos externos é a limpeza e tratamento de feridas. Da mesma forma, misturando infusão de hortelã com azeite conseguiremos um bom remédio contra as queimaduras.

4 - Também se pode usar esta erva medicinal para combater as dores menstruais, uma vez que a hortelã atuará como antidismenorréico.


Contraindicações

Por fim, é sempre bom lembrar que é preciso ter cuidado no consumo de plantas medicinais. As mesmas não podem ser usadas de modo irrestrito e por conta própria quando se fala de algum tratamento à base destas plantas.

Seu consumo é contraindicado para crianças, devido à sua mucosa ainda ser bastante sensível, podendo ser irritada pela planta que pode vir até a causar falta de ar.

A Hortelã é contraindicada para grávidas, mulheres a amamentar, crianças com menos de 5 anos e pacientes com refluxo ou hérnia de hiato.

Fique sempre atento à dosagem. Os efeitos colaterais da Hortelã podem incluir alterações no trânsito intestinal, como diarreia ou prisão de ventre ou reações de alergia, com sintomas como vermelhidão, coceira e urticária na pele.


Fonte: https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-hortela-conheca-seus-beneficios-e-propriedades/

https://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-as-propriedades-da-hortela-2476.html

https://www.tuasaude.com/hortela/

http://www.luzdaserra.com.br/cha-de-hortela-poderes-ocultos-e-funcao-fitoenergetica

GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

Colaboração: Tânia Campos, Daniele Schutz, Nicole Fontana.

Bênçãos!
Namastê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF